Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quarta-Feira, 08 de Maio de 2024 - 17:28
Moeda
Dólar - BRL 5.0891
Libra - BRL 6.3597
Euro - BRL 5.4734
Bitcoin - BRL 209250,95

02/01/2016 as 08:53:46 | por Redacão |

Procon supera meta de 30 mil procedimentos em 2015

Os números demonstram o cumprimento do Acordo de Resultados da Sejudh

Fotografo: Reprodução
...
Sem Legenda

Em 2015, o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), instaurou mais de 36 mil procedimentos. Os números demonstram o cumprimento do Acordo de Resultados da Sejudh estabelecido pelo governador Pedro Taques para ampliar o acesso ao cidadão à defesa dos consumidores. Conforme dados do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) e da plataforma de reclamação pela internet http://www.consumidor.gov.br, houve um aumento de mais de 15 mil atendimentos em comparação a 2014, ano em que foram registrados 21.358 procedimentos administrativos.

Dentre as medidas tomadas para melhorar o acesso da população à defesa do consumidor, explica a superintendente Gisela Simona Viana, está a ampliação do horário de funcionamento do órgão, que desde janeiro, presta nove horas de atendimento ao público de forma ininterrupta (das 8h30 às 17h30).

A superintendente destaca também, entre as principais ações em 2015, a realização de três mutirões. Em março, o Mutirão de Combate ao Superendividamento permitiu a renegociação de dívidas entre consumidores e fornecedores. No total foram 1.924 atendimentos, sendo que 78% foram resolvidos. Em julho, em parceria com a Procuradoria Geral (PGE) foi realizado o Mutirão Fiscal, que permitiu inscrever 300 processos na dívida ativa do Estado, totalizando cerca de 10 milhões de reais em multas aplicadas a fornecedores por desrespeito à legislação consumerista.

O Procon-MT realizou, ainda, entre outubro e novembro, um Mutirão de Conciliação com as concessionárias de serviços públicos CAB Cuiabá e Energisa, fornecedores mais demandados no ano de 2015, para resolver de forma mais ágil as reclamações de serviços de água e esgoto e energia elétrica que já estavam registradas no órgão. No total foram realizadas 700 audiências (256 com a CAB e 425 com a Energisa), antecipando processos que seriam realizados a partir de dezembro.

Ampliação de unidades

Outra conquista importante para a defesa do consumidor em Mato Grosso foi a instalação de três novas unidades do Procon: o posto estadual na Assembleia Legislativa e as unidades municipais de Brasnorte e Campos de Júlio. “Em breve, inauguraremos mais um posto de atendimento do Procon Estadual, no Ganha Tempo do Shopping de Várzea Grande”, informa Gisela Simona, lembrando que, de acordo com o plano de expansão da proteção e defesa do consumidor, já estão previstas as instalações de novas unidades municipais em Aripuanã, Barra do Bugres, Porto Esperidião e Lambari d'Oeste.

“Para 2016, nossas principais metas são ampliar o número de empresas na plataforma http://consumidor.gov.br; aumentar o número de Procon em Mato Grosso, através do projeto de expansão do Ganha Tempo para o interior do Estado e municipalização do Procon, e buscar mais eficiência no atendimento, através da adesão à Carta de Informações Preliminares Eletrônica, medida que melhorará a comunicação com os fornecedores e agilizará a resposta para os consumidores”, finaliza a superintendente.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital