Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Terça-Feira, 07 de Maio de 2024 - 10:21
Moeda
Dólar - BRL 5.0596
Libra - BRL 6.3539
Euro - BRL 5.4562
Bitcoin - BRL 209250,95

08/12/2015 as 20:46:44 | por RDNews |

Maurício de Sousa relança programa feito com verba advinda da Ararath

O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica

Fotografo: divulgação
...
Dep Maluf e Mauricio da Monica

O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, esteve presente em cerimônia para assinatura de parceria entre o Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal, o governo do estado e a Controladoria Geral da União (CGU), na tarde desta terça (8). Intuito é viabilizar continuidade do programa “Um por todos e todos por um” em escolas mato-grossenses, pelos próximos cinco anos.

Ocorre que os desenhos do cartunista estão inseridos no material pedagógico que foi desenvolvido pela CGU em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes e com o Instituto Maurício de Sousa. “Esse dinheiro está predestinado e é uma coisa abençoada. Estava indo para um lado escuro e agora está indo para uma coisa linda e maravilhosa. Um cidadão brasileiro de primeira classe é o que nós queremos com essa campanha”, disse Maurício em coletiva à imprensa se referindo ao dinheiro apreendido na Operação Ararath que vai para o projeto.

Na ocasião, o cartunista e o ministro-chefe da CGU Valdir Simão foram homenageados com títulos de cidadãos cuiabanos e mato-grossenses. “Admiro muito essa terra. Povo bacana, terra maravilhosa, mas principalmente o espírito, a camaradagem, o jeitão do povo daqui é que vai atrair turista e muita gente vai querer morar por aqui e se casar por aqui”, brinca Maurício.

O programa

Na prática, o programa pretende levar ensinamentos sobre ética e cidadania. Uma média de 20 mil estudantes deverá ser contemplada anualmente, de modo que, ao fim do projeto, cerca de 100 mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental devem ser beneficiados.

Esse dinheiro está predestinado e é uma 
coisa abençoada. Estava indo para um lado
escuro e agora está indo para uma coisa
linda e maravilhosa, diz Maurício de Sousa 
sobre recursos apreendidos na Ararath

O programa contará com a aplicação de R$ 482,6 mil, advindos de recursos recuperados por meio da Operação Ararath, que investiga esquema de desvio de dinheiro público e de lavagem de dinheiro. “Esse dinheiro também será revertido ao combate à corrupção, mas em um viés preventivo. Acabamos abraçando esse projeto que já existia para conscientização das crianças sobre ética, cidadania e combate à corrupção. Eles é que serão os replicadores dessas ideias”, explica o procurador-chefe do MPF no Estado Gustavo Nogami.

O “Um por todos e todos por um” foi implantado pela primeira vez na rede municipal de ensino de Cuiabá em 2009. Em 2014 o projeto foi reativado e atendeu 24 escolas na Capital. “O foco são escolas com maior incidência de fatos ligados à violência. Com o trabalho de melhora da auto-estima, da cidadania desses alunos já percebemos uma melhora nos resultados”, comenta o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O secretário estadual de Educação Permínio Pinto comentou sobre as medidas para combater os baixos índices que classificam a educação no Estado. “O que é concreto e passível de investimento imediato nós faremos. Agora, o principal é melhorar a qualidade do ensino, o resultado da aprendizagem na sala de aula e disso não podemos abrir mão”.

Presenças

O evento também contou com a presença do presidente da Assembleia Guilherme Maluf, o vereador por Cuiabá Maurélio Ribeiro, ambos do  PSDB, o chefe da Controladoria-Regional da União no Estado, Sergio Akutagawa, entre outros. O governador Pedro Taques (PSDB) e o vice Carlos Fávaro (PSD) foram representados pelo secretário-chefe da Casa Civil Paulo Taques, pois ambos estão em viagem.

 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital