Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sábado, 04 de Maio de 2024 - 18:26
Moeda
Dólar - BRL 5.0727
Libra - BRL 6.3662
Euro - BRL 5.4608
Bitcoin - BRL 209250,95

09/09/2021 as 16:57 | por Da Redação |

Câmara decide apurar problemas apontados em auditoria da Sesab no Esaú Matos

Ficou decidido que as comissões vão apurar os problemas apontados no relatório

Fotografo: Ascom/CMVC
...
Sem Legenda
As comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher, e de Saúde e Assistência Social, da Câmara Municipal, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 9, para analisar o Relatório da Auditoria Nº 4.384 da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia - Auditoria SUS/BA, no Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista. Durante a reunião, que contou com a participação dos vereadores Viviane Sampaio (PT), Alexandre Xandó (PT), Dinho dos Campinhos (PP) e Ricardo Babão (PCdoB), ficou decidido que as comissões vão apurar os problemas apontados no relatório.
 
“A gente tem uma grande preocupação com a ameaça de se perder a referência do Esaú Matos para a gestação de alto risco, bem como a habilitação da UTI Neonatal Tipo II”, explica a presidente das duas comissões, vereadora Viviane Sampaio, apontando que o risco existe, conforme consta no relatório da Auditoria, que registou mais de 40 “não-conformidades" durante as averiguações realizadas entre outubro de 2017 e março de 2018.
 
Sampaio ressalta a gravidade do problema apontando que o município de Vitória da Conquista e toda a região Sudoeste são atendidos pelo Esaú Matos. “Isso compromete não só a assistência em Vitória da Conquista, mas toda a região Sudoeste”, pontua. “Hoje, Vitória da Conquista e região nascem no Esaú Matos. Hoje o SUS só tem dois pontos na rede de parto que é o Hospital Unimec, conveniado ao SUS, e a Fundação (de Saúde de Vitória da Conquista - Hospital Esaú Matos), que é 100% pública, então um patrimônio de Vitória da Conquista, e todos os cidadãos e cidadãs precisam defender essa instituição”, emenda ela.
 
Averiguação - Diante do que foi exposto no relatório ao qual as comissões e o Conselho Municipal de Saúde tiveram acesso recentemente, as comissões buscarão averiguar se os problemas permanecem e identificar os seus responsáveis. “Diante de todas as notificações feitas, todas comprometendo a assistência e a segurança dos pacientes, nós estaremos fazendo uma visita para constatar se essas não-conformidades ainda permanecem”, explica Viviane.
 
“Vamos, a partir dessas constatações, individualizar cada responsável pela omissão ou não-ação conforme o Relatório de Auditoria”, adianta a parlamentar.
 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital