Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024 - 01:43
Moeda
Dólar - BRL 4.9649
Libra - BRL 6.2972
Euro - BRL 5.3821
Bitcoin - BRL 209250,95

27/11/2023 as 22:43:18 | por Sinval Campelo |

Vereador usa a tribuna e aponta existência de um Conselho de Trânsito "Fantasma" em Mafra

Vereador Ary Puttkammer critica administração municipal, registra número exorbitante de veículos circulando em Mafra e dá conselhos para prefeito Maas

Fotografo: divulgação
...
Vereador Ary fala com conhecimento de causa-sbcsul.27.11.23

O vereador Ary Orelio Puttkammer (Solidariedade) criticou o Executivo de Mafra durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara Legislativa na sessão desta segunda-feira, 27. Ele ressaltou a falta de atenção para os problemas de trânsito no município de Mafra, citou como exemplo, o caso das ruas Jorge Lacerda e Gustavo Friedrich, onde o tráfego intenso tem proporcionado diversos acidentes de trânsito.

-Já passou o tempo de ter semáforos nessas ruas – disse Ary Puttkammer. O sinaleiro na Vila Nova é uma reivindicação antiga do vereador Valdecir Munhoz também.

O vereador Ary é policial civil e tem vários cursos na área de tráfego de veículos, portanto conhecedor do tema e Ary foi mais além, disse que os problemas existentes no trânsito de Mafra poderiam ser facilmente evitados, com uma simples mudança na forma política de como está sendo gerido o Conselho Municipal de Trânsito, o qual teve seus membros nomeados na data de 9 de julho de 2021, por portaria assinada pelo prefeito Emerson Maas e passados 2 anos e 4 meses (850 dias) ainda não se reuniu uma única vez para deliberar sobre o que lhe compete que são a fiscalização das infrações de circulação, parada e estacionamento, assim como pela construção, manutenção e sinalização das vias urbanas. É como se Mafra tivesse tudo as mil maravilhas e nenhum problema de trânsito a ser discutido e resolvido.

-Conversei com Luis Antônio Lopes do Ciretran (Detran) e ele me confirmou que ainda nenhuma reunião aconteceu do Conselho Municipal de Trânsito – pontuou Ary Puttkammer. Fazem parte do Conselho, representantes da - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; do departamento de Trânsito Municipal; da Secretaria Municipal de Administração; da Secretaria Municipal de Governo Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania; da Procuradoria Geral do município, da Delegacia de Polícia Civil, da Polícia Militar; do CREA; da Associação Empresarial de Mafra (ACIM) e da Câmara de Diretores Lojistas de Mafra (CDL).

O “Conselho Fantasma” tem a incumbência de desenvolver estudo e políticas voltadas ao trânsito e segundo o vereador Ary Puttkammer, Mafra tem registrado em outubro de 2023 no Ciretran 46.929 veículos circulando em Mafra e Rio Negro, cidade vizinha, mais 24.234.

-Os dois municípios juntos têm cerca de 87 mil habitantes...71 mil veículos em uso...e é triste ver as estatísticas que apontavam Santa Catarina sempre como estado vice-campeão em acidentes de trânsito e agora recentemente foi superado pelo Paraná. Em primeiro está o estado de Minas – comentou o Vereador, fazendo certa referência sobre os acidentes que acontecem em Mafra serem responsáveis pelo alto índice de reprovação de Santa Catarina no que diz respeito ao trânsito, comparando a outros estados.

Além de apresentar a sua indignação, Ary Puttkammer afirmou que lamenta ver pessoas despreparadas, sem conhecimento de tráfego estarem hoje no departamento de trânsito municipal, com colocação de placas de sinalizações em vias urbanas de maneira equivocadas e, citou também erros por parte da administração municipal de tempos passados, como por exemplo a colocação de um sinaleiro na Praça dos Correios nos anos de 2006/2007, governo Jango Herbst.

Como sugestão ao prefeito atual, Emerson Maas, o vereador do Solidariedade sugere que o Conselho Municipal de Trânsito se reúna no mínimo uma vez por mês, que tenha basicamente um representante da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do CREA e um instrutor indicado pelas autoescolas. Ele registrou que, estes sim, são conhecedores dos problemas de trânsito de Mafra e podem colaborar com soluções, mas, segundo o vereador Ary enquanto uns pensarem no seu eu particular, o que fica melhor para seu negócio e o prefeito não der ouvidos a maioria da população, os erros no trânsito do município vão continuar.

-Lembro do trevo da Dirmave, onde vereadores da época (2013) foram fazer propaganda política...pois vocês sabem que foi por um ato da Autopista que o trevo foi fechado e vocês sabem quantos acidentes ocorreram nesse trecho depois ? nenhum, acidentes zeraram depois do fechamento do trevo do Jardim América. Isso é pensar nas pessoas, é salvar vidas ! – finalizou o vereador Ary Puttkammer.

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital