Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 18:50
Moeda
Dólar - BRL 5.1609
Libra - BRL 6.4578
Euro - BRL 5.5442
Bitcoin - BRL 209250,95

30/04/2022 as 03:31:47 | por Sinval Campelo |

Taxa de iluminação pública (Cosip) revolta moradores de Mafra

Abaixo-assinado começa a circular entre os munícipes a partir deste sábado, 30 e será entregue ao MP

Fotografo: divulgação
...
Mobilização contra abusos cobrados-sbcsul.30.4.22
 
Último dia do mês de abril, neste sábado 30,   deve ser marcado por protestos pacíficos  de moradores contra a administração municipal. As próximas sessões da Câmara dos Vereadores do mês de maio também prometem serem agitadas. Isso porque moradores estão decididos a realizar uma manifestação em frente ao Legislativo a fim de contestar a taxa da Cosip, que vem sendo cobrada na cidade.
 
Um abaixo-assinado vai correr neste sábado, 30, entre os munícipes para ser apresentado aos vereadores e encaminhado ao Ministério Público (MP).  As reclamações ganharam forças nas redes sociais após a mobilização da moradora Elisangela Hack.
 
Os valores assustam
 
A taxa da Cosip , por exemplo, oscila chegando a R$ 250, ou para mais. Elisangela  questiona a cobrança desta taxa. Ela diz  que se somar as duas tarifas, a do consumo da energia elétrica  com a de iluminação pública (Cosip) tem morador do interior pagando cerca de R$ 700 por mês.
 
O protesto se refere também a não ter postes de iluminação ou lampadas queimadas em determinados pontos das estradas do interior e mesmo assim famílias mafrenses têm que pagar como se o serviço tivesse sendo efetuado no local.  
 
 
-Falta de respeito com a população, o povo  sofrendo com essa taxa abusiva”, criticou a moradora Elisangela.
 
 
 
 
A Câmara de  Vereadores se manifestou sobre a taxa Cosip no início do ano, inclusive abriu uma CPI para apurar irregularidades e, o relatório apontou  erros nos índices de coleta de dados para elaboração do cronograma de cobrança e falta de transparência por parte do ex-prefeito Wellington Bielecki na divulgação de como os valores arrecadados foram utilizados. O atual prefeito Emerson Maas se elegeu com a promessa de corrigir os abusos, mas passados quase metade do seu mandato ainda não encaminhou à Câmara nenhum sinal de mudanças na cobrança  da taxa. Neste sentido, a moradora Elisangela nas redes sociais convocou os munícipes a assinarem uma abaixo assinado, que segundo ela, deverá ser encaminhado ao Ministério Público (MP).  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Executivo vem pontuando que, se não houvesse a cobrança da taxa Cosip ou fizesse qualquer isenção, estaria ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal e que a cobrança é feita de acordo com o consumo. Mas os moradores reclamam é da falta de diálogo por parte do Executivo e sua omissão em não querer rever a tabela de índices de como a taxa vem sendo cobrada dos municípes.
 
 
O mafrense que queira participar do abaixo-assinado pode entrar em contato com Elisangela ou comparecer com seu título de eleitor ou comprovante de residência das 9h até às 13h, em frente a rotatória do supermercado Willner, no Alto de Mafra.
 
 
------------------------------------------------
O que consta no Abaixo-Assinado :
 
OBJETIVOS E CONDIÇÕES DESTE ABAIXO-ASSINADO PARA REDUÇÃO DA TAXA DA COSIP EM MAFRA
 
Através deste Abaixo-Assinado, estamos solicitando a imediata REDUÇÃO DA TAXA DE CONTRIBUIÇÃO PARA CUSTEIO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA - COSIP, EM MAFRA, em 60% (sessenta por cento) por um período mínimo de 10 (DEZ) ANOS, para todas a unidades da área urbana do Município, cadastradas como pagantes deste tributo, com base na Lei Complementar Nº 041/2016.
 
- E requeremos ainda que todas as unidades cadastradas pertencentes à Área Rural de do Município de Mafra sejam ISENTAS DA COBRANÇA DA TAXA COSIP, por igual período mínimo de 10 (DEZ) ANOS. E que, decorrido esse prazo, não seja reativada a cobrança da Taxa da COSIP em propriedades rurais, até então não servidas por REDE DE I.P. COM DISTÂNCIA MÁXIMA DE 50 METROS.
 
- Requeremos também que todo recurso oriundo de cobrança da COSIP seja depositado em Fundo Municipal Próprio, regulamentado por lei, visando garantir gestão eficiente e transparente.
 
Este ABAIXO-ASSINADO tem o objetivo de respaldar legalmente um PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR com base na Lei Orgânica Municipal de Mafra, que irá tramitar, nos termos legais, via Câmara Municipal de Vereadores. E para que MINHA ASSINATURA SEJA VÁLIDA, declaro ser Eleitor Ativo no Município de Mafra SC.
 
COSIP EM MAFRA... MENOS TAXA... MAIS CLAREZA!

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital