Mafra(SC), Quinta-Feira, 30 de Junho de 2022 - 04:05
03/06/2022 as 21:16 | Por Redação |
Situação de Emergência: aumenta número de internações por problemas respiratórios em SC
Secretaria de Saúde anuncia abertura de 92 leitos de UTI para adulto e crianças
Fotografo: divulgação
UTI atingindo lotação máxima no estado-sbcsul.3.6.22

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicano) decretou situação de emergência na saúde nesta sexta-feira, 3. A alegação foi de que há superlotação nos hospitais e UTIs começam a ficar ocupadas devido ao aumento do número de pacientes com síndrome respiratória no Estado.

 

O secretário de Estado de Saúde, Aldo Baptista Neto, disse que a validade do decreto é de 90 dias, é que espera que as medidas tomadas contenha a demanda de pacientes nos hospitais e nas unidades de saúde.

 

-Estaremos abrindo 92 leitos. São 15 adultos e o restante pediátricos, disse Aldo Neto.

 

Segundo ele,  a Secretaria de Estado de Saúde (SES), registra que três pacientes pediátricos, cinco bebês do neonatal e 15 adultos aguardam na fila de espera por um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Das 1.049 vagas  de UTI no Estado, 1.017 estavam ocupadas, representando 96,9% do total, sendo que, nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Grande Oeste, a taxa de ocupação chegou a 100%.  A boa notícia, no entanto, é que apesar da fila, segundo a SES, os pacientes estão recebendo atendimento

 

Um futuro decreto de obrigatoriedade da volta do uso de máscaras por parte da população, referendado pela Secretaria de Saúde do Estado, não foi citado pelo secretário, Aldo  Neto, apenas como recomendação atual para quem está gripado ou resfriado.

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil