Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 11:51
Moeda
Dólar - BRL 5.2159
Libra - BRL 6.4914
Euro - BRL 5.5705
Bitcoin - BRL 209250,95

10/06/2021 as 08:52 | por Sinval Campelo |

Sepultamento de dona Nenê Zaine acontece às 15h em Mafra

Empresária foi vítima de infarto fulminante, saiba como se prevenir.

Fotografo: divulgação
...
Dona Nenê-sbcsul.20.6.21

O corpo da empresária, Maria Nicilda Narloch Zaine, de 86 anos, está sendo velado na manhã desta quinta-feira, 10, na Capela Municipal e o sepultamento acontece às 15h no Cemitério Municipal de Mafra.

Maria Zaine, a Dona Nenê, é mãe de Luciane e de Antônio Nahum, das Lojas Zaine e morreu vítima de um infarto fulminante na tarde de quarta-feira,9.

Durante a sessão da Câmara de Vereadores em 13 de março de 2017, dona Nenê recebeu a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. Os vereadores entregaram a medalha de mérito cidadã mafrense durante a sessão ordinária e a moção de aplausos, pelos serviços prestados ao comércio mafrense nos últimos 50 anos.

 

Antônio Nahum Zaine postou em sua página no facebook , expressando sua dor neste momento de perda....

A tarde de hoje será marcada pra mim e pra toda a minha família, por uma intensa dor no coração, daquelas que não há como mensurar, senão aceitando como vontade divina. Hoje perdemos nossa matriarca, Maria Narloch Zaine, a mulher que nos ensinou os primeiros passos, as primeiras palavras, que nos educou com suas mais nobres virtudes. Um infarto fulminante levou minha mãe pra junto de Deus. Não está sendo fácil, pois mesmo quando sai de casa pra estudar, tinha a certeza que em qualquer momento da minha volta, ela estaria lá, a me esperar. Essa, sem dúvidas, é a pior separação que uma pessoa pode enfrentar. Todos esses anos estivemos juntos de alguma forma, um cuidando do outro, com trocas de carinho, conselhos e cuidados, com amor puro e verdadeiro. Descanse em paz minha amada heroína, exemplo de pessoa que me fez ser quem hoje sou. Seu velório acontecerá nesta quinta, 10/06, na Capela Municipal de Mafra, a partir das 9 horas da manhã, com sepultamento as 15 horas

 

 

 

 

 

 

Infarto, o que é e como se prevenir :

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares —  incluindo o infarto fulminante — foram a causa da morte de mais de 370 mil pessoas só em 2019, representando mais de 30% do total de óbitos no Brasil, as complicações cardiovasculares são a principal e maior causa de morte no país.

 

Ocorrendo repentinamente e sem aviso, esse tipo de infarto, especificamente, pode ser fatal para metade das suas vítimas, especialmente quando não há socorro imediato.

 

Você sabe quais são os sinais de um infarto fulminante? Quais os socorros prestar até a chegada do atendimento médico? Essas e outras respostas você terá neste post. Por isso, continue a leitura e saiba exatamente o que fazer para salvar a vida de amigos e familiares em casos assim.

 

O que é o infarto fulminante?

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma doença do coração caracterizada pela morte do tecido cardíaco em decorrência da falta de oxigênio. Isso ocorre quando o sangue não consegue chegar até essa região devido a uma obstrução nas artérias coronárias.

 

Quem passa por essa condição tem três possibilidades:

 

receber tratamento adequado e sobreviver;

receber atendimento hospitalar, mas não ter o quadro revertido, levando à morte em até 24 horas;

ir a óbito instantaneamente, o denominado infarto fulminante.

 

Grupos de risco

Ninguém está imune a sofrer um infarto fulminante, porém, há pessoas que estão mais propensas a isso, especialmente quem:

 

histórico de doenças cardíacas na família;

está acima dos 40 anos;

é sedentário;

está acima do peso;

fuma;

sofre de hipertensão;

tem diabetes;

possui colesterol elevado;

consome álcool ou drogas;

está com o nível de estresse elevado.

 

Conheça 4 hábitos que você deve evitar para manter a saúde do coração em dia

 

O IAM também costuma ser mais comum em homens ou em mulheres que estão na pós-menopausa. No entanto, o número de infarto fulminante em jovens e adultos com menos de 40 anos tem crescido e chamado a atenção.

 

Um dos motivos pelo qual isso acontece é porque nessa fase da vida o corpo ainda não formou a chamada “circulação colateral”, que é uma proteção extra graças ao surgimento de pequenos vasos sanguíneos que suprem a falta de irrigação no órgão quando há o entupimento das artérias.

 

Outro motivo que leva esse grupo de pessoas se tornar cada vez mais vítima dessa patologia é o estilo de vida atual, que inclui sedentarismo, hábitos alimentares pouco saudáveis, tabagismo e estresse.

 

Sintomas

Para socorrer adequadamente uma pessoa que esteja tendo um infarto fulminante, o primeiro passo é identificar o quadro através dos principais sintomas, que são:

 

falta de ar;

suor frio;

enjoo;

vômitos;

sensação de indigestão;

cansaço;

sensação de peso, queimação e/ou dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo.

Saiba como identificar se é uma crise de pânico ou uma parada cardíaca.

 

Prevenção

Assim como diversas outras doenças do coração, é possível tomar algumas atitudes que ajudam a prevenir um possível quadro de infarto fulminante, tais como:

 

não fumar;

evitar bebidas alcoólicas em excesso;

ter hábitos alimentares saudáveis, preferindo o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e carnes magras;

praticar atividade física de maneira regular;

controlar os níveis de triglicérides e colesterol;

controlar a diabetes e a pressão arterial;

evitar o estresse;

ter boas noites de sono e momentos de descanso.

Confira 15 dicas para cuidar melhor do seu coração

 

Tratamento

Somente após os primeiros socorros – que você entenderá melhor a seguir – é que a vítima de IAM é encaminhada ao hospital, onde passará por tratamento que inclui uso de medicamentos para melhorar o fluxo sanguíneo e, se necessário, procedimentos cirúrgicos, como o cateterismo, para desobstrução da artéria coronariana.

 

O que fazer em casos de infarto fulminante?

Agora que você sabe o que é o infarto, suas causas, prevenção e como identificar os principais sintomas, é hora de descobrir como prestar o socorro adequado caso alguém passe por esse problema próximo a você e, dessa forma, evitar que a situação se torne mais um caso de infarto fulminante.

 

1. reconheça os sintomas de dor e queimação no peito, sensação de indigestão, falta de ar, cansaço e suor frio;

 

2. chame por socorro imediatamente através do telefone 192 do SAMU, ou do seu serviço de atendimento móvel hospitalar particular;

 

3. acalme a vítima e evite que faça qualquer tipo de esforço físico;

 

4. afrouxe suas roupas e coloque-a deitada em um local tranquilo e ventilado;

 

5. ofereça dois comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAS), tendo cuidado para se certificar que a pessoa não tenha alergia ao medicamento;

 

6. jamais ofereça qualquer líquido ou calmante;

 

7. tente obter informações que podem ajudar no atendimento médico, como casos de doenças cardíacas prévias e uso de medicamentos;

 

8. caso a pessoa desmaie, ou caso já esteja desmaiada quando encontrá-la, deite-a de barriga para cima e verifique constantemente a presença de batimentos cardíacos e respiração;

 

9. se porventura perceber que esses sinais vitais pararam, é fundamental começar as compressões torácicas, conhecidas como massagem cardíaca, ou RCP, imediatamente.

 

Como fazer a RCP

A RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) é um conjunto de manobras para reverter quadros de PCR (Parada Cardiorrespiratória).

 

Veja como realizar a RCP para evitar um possível infarto fulminante, ou em casos de outras doenças cardíacas:

 

constate se a vítima realmente está sem batimentos e sem respiração;

verifique se você e ela estão um local seguro antes de iniciar as compressões;

antes de iniciar a RCP, certifique-se se o socorro (SAMU) seja acionado e solicite que um DEA seja trazido o quanto antes;

só depois comece a RCP, que deve continuar de maneira ininterrupta até a chegada do atendimento médico;

com a vítima de barriga para cima, ajoelhe-se ao seu lado e localize o centro do tórax, especificamente na linha entre os mamilos;

estenda os braços, sobreponha as suas mãos e entrelace os dedos;

coloque as suas mãos no ponto localizado e inicie as compressões, mantendo seus braços esticados e comprimindo o peito da vítima de maneira rítmica, profunda e constante.

a profundidade da compressão deve ser de aproximadamente 5cm. Para a frequência da compressão, uma dica é seguir mentalmente o ritmo da música Stayin’ Alive, dos Bee Gees – a comunidade médica a reconhece como a batida ideal para realizar compressões no peito para ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Apenas tente cantá-la ou repassá-la mentalmente para adequar cada pressão ao ritmo das batidas da música.

O uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático) e do Feedback de RCP são importantes aliados para reanimar vítimas de parada cardíaca, aumentando suas chances de sobrevivência e evitando quadros irreversíveis, como o caso do infarto fulminante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital