Cidadão Repórter

(47)997532591
Mafra(SC), Domingo, 19 de Setembro de 2021 - 08:48
30/07/2021 as 17:28 | Por Governo Do Estado SC | 154
SCGás quer ampliar e diversificar o fornecimento de gás natural no sul do estado
Acordo prevê a contratação de mais de 273.750.000 m³ de gás natural em cinco anos
Fotografo: divulgação
Gás natural vem sendo alternativa-sbcsul.30.7.21

A SCGÁS encerrou nesta semana a chamada pública para contratação de suprimento adicional de gás natural, que visa a assegurar o abastecimento na região sul catarinense, om restrição na capacidade de transporte do GASBOL (gasoduto Bolívia - Brasil). O contrato com a Distribuidora NFE POWER prevê a contratação de mais de 273.750.000 m³ de gás natural em cinco anos, ou cerca de 150 mil m³/dia.

 

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo será no modal rodoviário de GNL (Gás Natural Liquefeito) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS.

 

“A conclusão deste processo de chamada pública irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do estado, para implantação de rede isolada”, explica Willian Anderson Lehmkuhl, diretor-presidente da SCGÁS. 

 

Chamada Pública Coordenada

 

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra chamada pública coordenada, denominada CP22, junto a outras quatro distribuidoras de gás natural do Centro-Sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de Gás Natural no estado e contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país.

 

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de gás natural, complementando os volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de seis milhões de m³/dia.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil