Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 19:13
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3344
Euro - BRL 5.4145
Bitcoin - BRL 209250,95

07/04/2022 as 16:25 | por Redação |

Santa Catarina vive momento de epidemia da dengue em 16 municípios

Três prefeituras já decretaram estado de emergência com dois casos positivos de zika vírus e um de febre chikungunya

Fotografo: divulgação
...
Mosquito propagador de doenças-sbcsul.7.4.22

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina confirmou nesta semana, em seu boletim mais recente, que Mafra não integra o grupo de municípios catarinenses que se enquadram na classificação de epidemia de dengue, mas há o alerta. No total, são 16 cidades, incluindo Concórdia, Seara e Itá, que já estavam com situação epidêmica decretada.

 

Uma epidemia é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, mas sem uma escala global. Ou seja, o problema se espalha acima do esperado, sem uma delimitação geográfica específica. Neste caso, a doença se faz presente em diversos locais ou comunidades, para além daquele em que foram inicialmente identificados. 

 

Em Concórdia, por exemplo, aumentou em 136 o número de casos de dengue no intervalo de quatro dias. Com este acréscimo, Concórdia agora contabiliza 1.208 pacientes infectados somente com dengue, número inédito no município. Foram 369 diagnósticos em uma semana, superando o número anterior. Além disso, a Secretaria da Saúde de SC aponta dois casos positivos de zika vírus e um de febre chikungunya, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são referentes à tarde de segunda-feira, dia 04.

 

E a tendência é que esta estatística continue aumentando por vários dias em virtude do alto número de suspeitos. Até esta segunda, 173 pessoas aguardavam por resultados dos exames vindos do Laboratório Central (Lacen). A quantidade de focos do mosquito está em 638, em Concórdia, conforme a DIVE/SC. Chapecó já soma mais de 1200 infectados.

 

Os cuidados básicos, como eliminar os criadouros como caixas d’água, cisternas, vasos de plantas, bromélias, além de entulhos e objetos em pátios, quintais e terrenos baldios, que podem acumular água da chuva, ocasionando a reprodução do mosquito.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital