Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 - 03:10
Moeda
Dólar - BRL 5.1185
Libra - BRL 6.4226
Euro - BRL 5.509
Bitcoin - BRL 209250,95

04/11/2015 as 02:08:15 | por Rede SBC/Brasilia |

Processo na Câmara investiga se Eduardo Cunha deve ser cassado

O presidente da Câmara, que já não pode mais renunciar para escapar do processo, disse, mais uma vez, que não está preocupado com o processo

Fotografo: Coletiva/SBC Brasilia
...
Eduardo Cunha disse que não está nenhum pouco preocupado e vai provar a sua inocência
Começou na Câmara dos Deputados o processo que eventualmente leva à cassação, por quebra de decoro parlamentar, o deputado Eduardo Cunha, que preside a casa e é um dos principais atores políticos na crise em Brasília.
 
Falta agora escolher entre três sorteados quem será o relator do processo, uma função com influência, digamos, decisiva. A expectativa deve durar até o fim da tarde de quarta-feira (5). Os três são de partidos da base de apoio do governo. O Fausto Pinato está no primeiro mandato; Vinícius Gurgel, no segundo, e o Zé Geraldo, é o mais experiente, foi eleito deputado federal pela quarta vez.
 
Mas experiência aqui parece que não é o que vai contar mais. Nenhum dos líderes com quem a repórter Giovana Teles conversou crava quem deve ser o escolhido, mas boa parte aposta no deputado Pinato. O que se comenta, reservadamente, é um dos pontos a favor é o fato dele ser advogado e estaria mais acostumado ao rito de um processo.
 
Parece ser do interesse de todas as forças políticas relevantes em Brasília andar devagar seja o julgamento das contas pelo TCU seja a decisão do pedido de impeachment seja agora o processo contra Cunha.
 
O desfecho deve ficar pro ano que vem mesmo. Depois que o relator for escolhido vai ter dez dias para apresentar um parecer preliminar: é o que vai dizer se admite ou não a abertura de uma investigação contra o presidente da Câmara.
O que deputados dizem reservadamente é que se, já nessa primeira etapa, se o relator descartar a investigação vai ser um desgaste político enorme para o conselho e para a Câmara.
 
Depois, para a investigação mesmo e para o relatório final que pode ou não pedir a cassação, é outra história, e tem um detalhe: as votaçãoes são abertas tanto no Conselho de Ética quanto no plenário. Não tem mais voto secreto.
 
O presidente da Câmara, que já não pode mais renunciar para escapar do processo, disse, mais uma vez, que não está preocupado com o processo no conselho de ética e que vai provar sua inocência.
 
E vai ter mudança nos titulares da Conselho de Ética. Vai sair o deputado Wladimir Costa, do Solidariedade. O presidente do partido, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, disse que o deputado está muito doente e, por isso, vai ter que renunciar à vaga no conselho.
 
Quem vai substituir é o próprio Paulinho, que, mesmo com as denúncias contra o presidente da câmara, continuou abertamente defendendo Cunha.
A repórter Giovana Teles até perguntou se ele não achava que essa troca poderia ser entendida como uma maneira de ajudar Cunha no Conselho de Ética. Ele disse que todo mundo sabe que ele sai mesmo em defesa do presidente da Câmara e isso não é motivo de constrangimento.
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital