Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024 - 00:56
Moeda
Dólar - BRL 4.9649
Libra - BRL 6.2933
Euro - BRL 5.3821
Bitcoin - BRL 209250,95

31/01/2024 as 00:38:43 | por Assessoria |

Prefeituras da região se reúnem com cooperativas para aumentar as compras da agricultura familiar

Programa Matas Sociais, da Klabin, e pelo Comitê Territorial Vale do Tibagi reuniu 14 municípios

Fotografo: divulgação
...
evento reuniu cerca de 120 pessoas-sbcsul.31.1.24

Como as prefeituras podem fazer para aumentar as compras dos agricultores familiares de seus municípios e da região, e tornar seus processos mais fluidos na elaboração dos editais de compra? De que forma a alimentação escolar pode ter um cardápio com hortaliças, frutas e legumes plantados nas localidades mais próximas? Com o objetivo de responder essas perguntas e aprimorar as relações entre cooperativas e associações de agricultores com o poder público, a Klabin, Sebrae, Interação Urbana e o Comitê Territorial Vale do Tibagi realizaram o primeiro Seminário de Compras da Agricultura Familiar, em Telêmaco Borba, no Harmonia Clube. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre autoridades e secretários municipais, nutricionistas, cooperativas e associações da agricultura familiar, representantes dos Conselhos de Alimentação Escolar e demais entidades.

Os participantes esclareceram suas dúvidas sobre os processos de Compras da Agricultura Familiar, a partir da palestra do consultor Abner Geraldo Picinatto. Um exemplo mencionado durante o seminário foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa federal que visa garantir a oferta de alimentação saudável e balanceada a estudantes da educação básica em escolas públicas. Também foram apresentados casos de sucesso dentro do processo das compras da agricultura familiar dos municípios de Telêmaco Borba e Rio Branco do Ivaí. Reunidos em mesas temáticas, os participantes dos 14 municípios representados no encontro trocaram suas experiências, elencando desafios e oportunidades para uma melhor comunicação e elaboração dos editais de compra. O evento possibilitou ainda uma ampliação da visão para outros programas, como a troca de resíduos e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovendo a agricultura familiar, a qualidade de vida e a sustentabilidade.

Estiveram presentes representantes das cidades de Arapoti, Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Ao final da programação, os participantes desenharam planos de ação, com estratégias definidas para viabilizar o aumento da venda de alimentos de agricultores familiares para as prefeituras.

Ilário Cizanska, secretário da Cooperativa Coopercandi, com sede em Cândido de Abreu, conta que o evento proporcionou uma integração única entre a produção, a parte técnica e a gestão dos programas. “Creio que teremos uma mudança visível após o encontro, afinando os ponteiros para o crescimento e aprimoramento contínuo”, comemora Cizanska.

"O evento cumpriu com seu objetivo de aproximar produtores rurais dos grandes compradores de alimentos que são os seus próprios municípios”, destaca o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva. 

Para Suellen Pavanelo, consultora do Sebrae, o evento foi importante para a identificação de recursos disponíveis para os municípios, a ampliação de programas, o cumprimento das cotas de compras locais previstas pela legislação, de 30%, e para a implementação de processos eficientes para essas compras.

Claudemir Correia, atual presidente do Comitê Territorial Vale do Tibagi, avalia que este tipo de atividade funciona como um impulso significativo para fortalecer a comunidade. “O Comitê Territorial Vale do Tibagi, juntamente com a Klabin e o Sebrae, forma uma aliança poderosa voltada para o objetivo comum de promover o progresso e a sustentabilidade na região”, destaca.

Sobre o Matas Sociais

O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto resultante da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae. Tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios onde o projeto atua no Paraná (Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania) e cinco em Santa Catarina (Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto, Palmeira e Ponte Alta)

 

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

 

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

 

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital