Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sábado, 04 de Maio de 2024 - 00:19
Moeda
Dólar - BRL 5.0727
Libra - BRL 6.3662
Euro - BRL 5.4608
Bitcoin - BRL 209250,95

13/02/2024 as 00:28:46 | por Assessoria |

Prefeitura de Mafra invade espaço de conservatório de banda histórica

Banda de quase 70 anos é regida pelo maestro fundador com quase 95 anos de idade e corre o risco de encerrar as atividades

Fotografo: divulgação
...
Caixas e caixas ocupam espaço-sbcsul.13.2.24

Desde novembro de 2023, a Prefeitura de Mafra, no planalto norte catarinense, sem autorização ou permissão, tomou o espaço da sede da Banda Padre José Maurício para utilizar como depósito de lâmpadas de iluminação pública.

 

Em 2007, a Associação Musical Mafrense (AMM), mantenedora da Banda, realizou um acordo em que doava o imóvel de sua propriedade à Associação dos Municípios do Planalto Norte de Santa Catarina (Amplanorte) em troca da construção de uma sala anexa para o conservatório com usufruto vitalício. Assim, a Banda possui a posse direta e a Amplanorte conta com a propriedade e a posse indireta.

 

O prefeito de Mafra, Emerson Mass (Podemos/SC), quando exercia a Presidência da Amplanorte, determinou que as lâmpadas adquiridas no município fossem armazenadas dentro do conservatório sem qualquer tratativa com a direção da Banda.

 

Na sexta-feira (2 de fevereiro), o prefeito trocou a fechadura da sala impedindo que a Banda tenha acesso aos instrumentos, às partituras, às estantes de apresentação, à documentação e a objetos particulares e, principalmente, realizar ensaios e demais atividades.

 

A direção da Banda oficiou a Prefeitura e a Amplanorte sem resposta ou justificativa, bem como não houve a tomada de qualquer providência para desocupar o espaço.

 

Com isso, a Banda fica privada do conservatório a continuidade de sua atividade musical, ficando sem alternativas para o evitar o encerramento das atividades exatamente no ano em que completa 70 anos de fundação. 

 

Histórico

 

A Associação Musical Mafrense (AMM), fundada em 1954 e mantenedora da Banda Padre José Maurício criada em 1956 é reconhecida como entidade de utilidade pública pela Lei Estadual 1.567/1956 que foi ratificada pelas Leis 16.733/2015 e 18.278/2021, de Santa Catarina.

 

A Banda conta hoje com 20 integrantes que executam as apresentações com instrumentos recebidos no passado pelo Ministério da Cultura. Atualmente é presidida pelo maestro Mauri Alcione Deniz e regida pelo maestro Mathias Herzer.

 

As primeiras atividades da Banda, em 1956, foram realizadas na sala de sessões do antigo Fórum de Mafra e os principais fundadores foram o juiz da comarca da época, Dr. Francisco de Oliveira, o professor Antônio Hélio do Amaral e o maestro Mathias Herzer que, até hoje, com 95 anos de idade, ainda rege a Banda.

 

A Banda, ao denominar o Conservatório com o nome de maestro Mathias Herzer, homenageia, em vida, um regente que dedica 68 anos à música e a história dos municípios de Mafra (SC) e Rio Negro (PR).

 

A importância da Banda e do Maestro foi reconhecida pelas câmaras municipais de Mafra, de Rio Negrinho e de São Bento do Sul, em Santa Catarina, e de Rio Negro, no Paraná. Em tempo ...as caixas com lâmpadas foram retiradas pela Prefeitura, restando ainda o fornecimento das chaves da porta. Uma eleição para composição da nova diretoria da Banda está marcada para sábado, 17.

 

Fonte Comunicação/Banda Padre José Maurício

 

 

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital