21/10/2023 as 11:59:48 | por Sinval Campelo |
É ou não é ...o prefeito de Mafra (SC), Emerson Maas (PODEMOS), curtiu o sábado (14) em uma festa no Raízes da Tradição, centro de eventos badalado da cidade, com amigos. Naquele dia, o nível do rio Negro estava em 10.92 metros acima do normal às 20h e 720 pessoas desalojadas, com diversas áreas de alagamentos por todo município, com alerta da Defesa Civil de Mafra para que moradores ficassem atentos para que em caso do nível das águas subir mais, terem que sair de suas casas e pedirem ajuda da Prefeitura.
O prefeito Maas não fez nenhum comentário sobre estar se divertindo em plena enchente que assolava o município por mais de uma semana. Cabe lembrar o episódio semelhante envolvendo o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o qual no período de pandemia do Covid-19, resolveu tirar férias e viajar por uma semana para as praias paradisíacas de Cancún, no México. Na época o prefeito alegou que já tinha se programado para essas férias antes da pandemia acontecer e que ele, Gean Loureiro se achava no direito de aproveitar e curtir sua programação planejada ! (...longe dos problemas de Florianópolis).
“Depois de um ano tão difícil para todos, senti que precisava muito parar, mesmo que por poucos dias, e lembrar que, como todos seres humanos, temos limites", justificou-se o prefeito em nota publicada nas redes sociais, naquela ocasião. E depois do fato de sua viagem se tornar notícia, Gean Loureiro veio a público se desculpar por ter “deixado de lado, mesmo que por uma semana, os problemas sérios que vivenciava Florianópolis”.
Mas...
Participar de festa durante uma situação de emergência pelo qual Mafra está, por decreto do próprio prefeito Maas inclusive, não é ilegal, mas pode custar caro politicamente para as pretensões de reeleição do prefeito de Mafra.
De certo o prefeito de Mafra, Emerson Maas, já teria agendado sua participação nesta festa no Raízes, antes do agravamento das enchentes. E esse deve ser o argumento dele para justificar os motivos da sua ausência frente ao comando dos trabalhos de emergência no município, para se divertir, como foi vivenciado em redes sociais no domingo (15) quando servidores públicos da Prefeitura tentaram amenizar a questão tipo, “o prefeito não tem culpa de Mafra estar tendo enchente, ele precisa se divertir, já estava tudo programado antes, com amigos dele”.
Porém, a situação de Mafra já era grave no momento em que o prefeito rumou para o Raízes e, estavam os moradores sob o alerta da Defesa Civil, para piora da situação a qualquer momento. Embora outra alegação possa ser de que estava com celular ligado durante a festa para atender emergências, essa desculpa não se justifica por si só! Ele é o prefeito, pago por todos moradores inclusive pelos desabrigados/desalojados e por quem queria ter ido na festa do Raízes e deixou de ir por estar ajudando na enchente, por estar com familiares e amigos em sua residência naquele momento difícil e por quem, por medo de sua casa sofrer alagamentos durante a madrugada também não foi na festa do Raízes. O prefeito é pago pelos munícipes para estar a frente dos problemas do seu município, em especial quando se está em situação de emergência, com enchente. Nada contra se divertir, mas poderia ter deixado para depois da enchente para aí sim, “festejar”.
A participação do prefeito Maas na festa do Raízes foi confirmada por sua assessoria!