Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sábado, 27 de Abril de 2024 - 01:14
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

07/04/2022 as 20:00 | por Redação |

Prefeito de Papanduva se agarra a nova lei de improbidade administrativa para ficar no cargo

Entenda o caso de denúncia feita pelo MP em 2014 e que vinha sendo movimentado lentamente pela Justiça até agora

Fotografo: divulgação
...
Luiz Henrique saliba -sbcsul.7.4.22

A nova lei de improbidade administrativa assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em outubro de 2021 ( lei 14.230/21), a qual trata de punições a agentes públicos e agentes políticos em práticas de enriquecimento ilícito, dano ao Erário ou outras irregularidades contra a Administração Pública que atente contra a probidade administrativa – está servindo de base para que o prefeito de Papanduva, LuiZ Henrique Saliba (PP) se mantenha no cargo. Ele foi acusado pelo  promotor, Antonio Junior Brigatti Nascimento, de pagamentos mensais de forma irregular a empreiteira HN Empreiteira de Mão de Obras Ltda pela prestação de serviços como reforma e manutenção de pontes e bueiros sem licitação no período que esteve frente ao Executivo de Papanduva em 2009 a 2012.

-Além de não haver processo licitatório não houve pesquisa de preços nem um processo administrativo para justificar a contratação, tão-somente um acordo verbal, explica o promotor. Podendo gastar no máximo R$ 8 mil sem licitação, o Município teria pagado R$ 133 mil à HN.

 

Entenda o caso

A ação proferida pelo MP foi ajuizada em 2014. Depois de vários recursos houve o trânsito em julgado que confirmou a sentença de primeira instância culminando com a suspensão dos direitos políticos de Saliba por três anos, multa e a proibição de contratar com o poder público.

A sentença transitou em julgado (esgotou possibilidades de recursos) em 31 de agosto de 2021. Em 11 de fevereiro deste ano o Ministério Público (MPSC) pediu ao juízo comum de Papanduva que fosse cumprido o teor da sentença. O juiz aceitou e, dessa decisão, e de lá para cá o prefeito Saliba  interpôs um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O agravo de instrumento é o documento por meio do qual um sentenciado por questionar pontos específicos da sentença.

Mas o atual prefeito de Papanduva não teve  muita sorte desta vez e o processo andou e na segunda-feira, 4, o desembargador Diogo Nicolau Pítsica mandou cumprir a sentença, afastando Luis Henrique Saliba do cargo de prefeito. O MPSC, por sua vez, pediu que o juiz da comarca local emitisse um ofício ao presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Augusto Bussularo dos Santos (PP), para que ele cumprisse a decisão emitindo um ato de suspensão dos direitos políticos de Saliba e declarando o vice Jaime Iancoski como prefeito. O promotor pede ainda que o juiz determine multa caso o presidente da Câmara se recuse a cumprir a sentença, considerando que Santos é aliado político de Saliba. Três dias  após o pedido do promotor, o  juiz ainda não se pronunciou.

Defesa

Saliba se defende e alega que a Secretaria de Obras na época, fez mais bueiros e pontes do que o limite para licitação e que a alegada violação de princípio, era de que o prefeito deveria ter impedido a contratação. No entanto, Saliba cita que  próprio juiz na sentença confirmou expressamente que não existiu dano ao patrimônio público ou enriquecimento de qualquer parte.

Saliba para se manter no cargo, ainda alega que atualmente, pela nova legislação de improbidade administrativa assinada pelo presidente Bolsonaro, os atos praticados por ele entre 2009 e 2012 nem seriam mais considerados infração administrativa.

-Estamos acompanhando e confiamos na justiça. Ainda têm várias instâncias no Tribunal de Justiça em Santa Catarina. E se necessário nas instâncias superiores- disse Saliba à imprensa regional..

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital