Cidadão Repórter

(47)997532591
Mafra(SC), Domingo, 19 de Setembro de 2021 - 07:35
15/08/2021 as 19:52 | Por Sinval Campelo | 646
Prédio da Prefeitura de Mafra está abandonado e serve de abrigo para moradores de rua e drogados
Vereador Jonas Schultz denuncia descaso do Poder Público e diz;prédio da prefeitura pede socorro
Fotografo: divulgação
Jonas Schultz denuncia descaso-sbcsul.15.8.21

Um prédio público abandonado no Centro de Mafra (SC) está sendo utilizado como abrigo para moradores de rua e usuários de droga. A denúncia é do vereador Jonas Schultz (Jonas Dentista), que reclama da falta de segurança no local e de uma ação por parte do Poder Executivo, uma vez que, o prédio era sede da prefeitura de Mafra até 2016.

 

O prédio fica em frente a rua Victorino Bacellar e foi construído e inaugurado em 1937, está de frente para uma pequena praça e do Sine de Mafra e também é ponto de passagem para Vila Ivete e área comercial da cidade . O vereador Jonas Dentista conta que já encaminhou requerimento ao prefeito Emerson Maas solicitando esclarecimentos do atual prefeito quanto ao abandono do prédio público.

 

Moradores próximos ao prédio abandonado e que não quiseram se identificar por medo, dizem que é comum chegar um e outro andarilho e drogado no local e que ficam pedindo coisas a quem passa transitando em direção ao centro ou em direção aos bairros.

 

 

No local funcionava a Prefeitura de Mafra, que desocupou o prédio com a alegação de que, o telhado precisava de reformas urgentes e que tão logo houvesse a reforma o Executivo e toda estrutura funcional voltaria a atuar naquele local. Passados quase 6 anos, muitas promessas de revitalização do prédio foram anunciadas, incluindo que, a Câmara de Vereadores viria a ocupar o prédio. Houve muitas especulações e orçamento feito pelo então presidente da Câmara, Adilson Sabatke, mas o intuito não teve seguimento com a sequencia de presidentes do Legislativo pós ele.


A situação atual é de completo abandono, como registra o vereador Jonas Dentista em vídeo abaixo. Há lixo e comida jogados pelo chão e possível encontrar também latinhas e isqueiro, que costumam ser usados por usuários de crack. Os moradores da redondeza, informaram ao SBCSul que o prédio chega a abrigar aproximadamente 10 moradores de rua e usuários de droga, os quais eles conseguem observar a distância. Outra situação preocupante apontada pelo vereador Jonas Dentista é o acumulo de lixo na parte externa do prédio da antiga Prefeitura de Mafra, onde podem ser encontrados vários locais propícios ao desenvolvimento de mosquitos da dengue e de que há caixas de papelão dentro do prédio com vários papeis que podem ser de importância para o município e que estão abandonados ao relento e podem servir de estopim para um incêndio do prédio.

 

O prefeito Wellington Bielecki, em fevereiro de 2016, dizia que o  prédio não condiz com uma sede de Prefeitura Municipal, e que precisava ser revisto para proporcionar melhores e mais cômodas condições de atendimento ao munícipe e ainda condições adequadas de trabalho para os servidores municipais.O atendimento ao munícipe mudou de endereço, desde 2016 e a Prefeitura está  num prédio alugado na Av. Frederico Heyse, 1386 – Alto de Mafra, próximo a Praça Lauro Muller. O atual prefeito, Emerson Maas, se comprometeu com os eleitores na campanha eleitoral,  de que reformaria o prédio da Prefeitura e que não iria pagar aluguel pelo atual prédio onde está situada a Prefeitura no Alto de Mafra.

 

 

Jonas Dentista afirmou também que espera que o atual prefeito  tome providências para a limpeza do local, segurança dos moradores da redondeza e para quem utiliza a praça e que deva ser feita ainda esta semana. Jonas ressaltou que é necessário impedir a invasão do prédio por traficantes e moradores de rua, até que a Prefeitura resolva a dar uma resposta de como pretende reutilizar o paço municipal.

 

-Já é um descaso do Poder Público – citou Jonas.

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil