Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 - 08:20
Moeda
Dólar - BRL 5.1944
Libra - BRL 6.5104
Euro - BRL 5.5846
Bitcoin - BRL 209250,95

13/01/2016 as 00:00:00 | por RDNews |

Pré-candidato em VG é denunciado por pedir votos em redes sociais

O Tribunal Regional Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal

Fotografo: Divulgação
...
Deputado Taborelli

O Tribunal Regional Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal, recebeu denúncia referente a um pré-candidato à Prefeitura de Várzea Grande, acusado de fazer campanha extemporânea ao enviar pedidos de votos por meio das redes sociais Facebook, Twitter e Whatsapp. Nos bastidores, a informação é de que o pré-candidato seria o deputado estadual Pery Taborelli (PV). O parlamentar já se colocou à disposição do partido para disputar o pleito, possivelmente contra a prefeita Lucimar Campos (DEM).

Com a denúncia de propaganda extemporânea, as autoridades policiais e promotores vão investigar o fato. Caso proceda a informação, o juiz da Justiça Eleitoral de Várzea Grande, Luiz Otávio Pereira Marques, poderá aplicar multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil por denúncia.

O desembargador do TER, Luiz Ferreira da Silva, afirma que a Justiça Eleitoral não será omissa a qualquer tipo de denúncia que venha infringir as leis eleitorais. Em coletiva concedida nesta terça (12), o magistrado afirma que qualquer cidadão pode baixar o aplicativo e para denunciar por meio de fotos. “A expectativa é que aumente as denúncias com a proximidade da eleição”, sustenta.

Conforme o TRE, na última eleição em 2014, 965 denúncias foram feitas através do aplicativo. Destas, 101 transformaram-se em processos. Neste ano, três denúncias foram realizadas a nove meses do pleito.

As outras duas são referentes a pretensos candidatos, que estariam promovendo propaganda eleitoral antecipada, em Cuiabá e Várzea Grande. Uma das denúncias diz respeito a um pré-postulante que possui empresa de venda e aluguel de imóveis em Várzea Grande, com outdoors espalhados pela cidade. Ele estaria, inclusive, promovendo ações beneficentes, nas quais divulga sua logomarca.

A outra denúncia está relacionada a outro possível candidato a vereador por Cuiabá, que estaria promovendo propaganda antecipada por meio de correntes do aplicativo Whatsapp, com pedidos de votos e plataforma de trabalho.

Aplicativo Pardal

O eleitor também pode ajudar a Justiça Eleitoral a fiscalizar a propaganda eleitoral antecipada ou qualquer outra forma de irregularidade no processo. Basta utilizar o aplicativo Pardal, usado pela primeira vez durante as eleições de 2014, com grande sucesso. Trata-se de um sistema de denúncias feitas por smartphones android e web.

O Pardal pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal. No primeiro caso, para a busca do aplicativo o cidadão pode digitar TRE.

Com o aplicativo, o eleitor pode enviar fotografias para a Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos.  Todas as denúncias, anônimas ou não, serão recebidas pela Ouvidoria Eleitoral, que encaminhará os conteúdos recebidos aos Juízos competentes, para a realização das diligências e/ou apurações das responsabilidades devidas.

Outro lado

O Rdnews tentou contato com o deputado Taborelli, no entanto, o parlamentar encontra-se em sessão na Assembleia. O chefe de Gabinete, coronel Leite afirma que o deputado tomará conhecimento do fato e, assim que possível, irá se pronunciar.

Fonte rdnews


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital