Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 - 12:11
Moeda
Dólar - BRL 4.9938
Libra - BRL 6.3063
Euro - BRL 5.3946
Bitcoin - BRL 209250,95

11/08/2021 as 15:44 | por Governo Do Estado SC |

Plano de contingência da Defesa Civil é adotado na volta às aulas presenciais

Aulas presenciais seguindo regras de segurança para evitar contaminações

Fotografo: divulgação
...
Volta às aulas-sbcsul.11.8.21

Dentro de uma realidade gerada a partir da paralisação das aulas por causa da pandemia da Covid-19, o Comitê Técnico-Científico (CTC) da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) começou a buscar, em maio do ano passado, ações para a redução dos riscos pós-quarentena. Foi iniciada a criação de um modelo de Plano de Contingência para subsidiar gestores e professores da rede de ensino pública e privada para o enfrentamento da situação, quando o retorno presencial fosse possível.

O documento recebeu o nome de PlanCon-Edu/COVID-19 que, além de estabelecer protocolos, preparava as organizações e as pessoas para lidar com a incerteza, diminuindo o impacto do risco.

A participação da DCSC no Comitê Estratégico de Retorno às Aulas Presenciais, instituído pela Secretaria de Estado da Educação (SED), foi fundamental para que o PlanCon-Edu fosse adotado como uma medida efetiva de autoproteção. Passado o período de isolamento, começou a se pensar o retorno à escola. Ou seja, como seria a recepção das crianças, a questão de segurança e os cuidados.

“Isso, no começo, gerou um pouco de insegurança, mas, ao mesmo tempo mobilizou a todos para que fossem estudar e buscar alternativas para fazer isso da melhor forma possível”, disse Melissa D’El Rei de Souza, diretora da Escola de Educação Básica Professora Palmira Lima Mandrini, de São José. Neste período, foi iniciado o trabalho com o PlanCon-Edu em sua escola.

“Posso dizer que tem sido colocado em prática diariamente e até o momento não tivemos nenhum caso de transmissão. Isso mostra que todo o protocolo de segurança está sendo aplicado e que está sendo feito da melhor forma possível. Deixando-nos muito felizes, e principalmente toda a comunidade escolar muito segura em relação ao trabalho que é realizado”, completou.

Dentro das medidas adotadas, estão o distanciamento, o controle de temperatura, medidas de higiene, tapetes higienizantes e troca de máscaras. O modelo editável do Plano, fornecido aos administradores escolares, facilita a elaboração, a capacitação e o acompanhamento das ações. O Plano é um documento vivo, dinâmico e flexível que possibilita eventuais atualizações e adaptações, com base na realidade de cada escola.


“O PlanCon veio como um documento que norteou todo o trabalho da escola. E ajudou para dar subsídio às ações realizadas. Quando pensamos no retorno, tivemos muitas dúvidas, e o plano veio para orientar esse trabalho. Ele nos deu mais segurança, subsidiou e ajudou a organizar o dia a dia na escola. Então considero que foi fundamental nesse processo de retorno às aulas”, disse Melissa.

Com base na Portaria Conjunta 750 de 2020, da SED, SES e DCSC, cada unidade escolar do território catarinense fica obrigada a elaborar um Plano de Contingência Escolar com base no PlanCon-Edu Covid-19. “Santa Catarina é o único estado do país que conseguiu retornar as aulas presenciais em fevereiro de 2021 e que adotou essa prática de segurança e proteção”, afirmou o chefe da DCSC, David Busarello. Ele destacou que o plano impactou diretamente no cotidiano de 1.610.086 estudantes e 170.825 docentes, o que representa 24,56% da população estimada de Santa Catarina. “A Defesa Civil Estadual atua nas mais diferentes frentes de trabalho, sempre com o objetivo de preservar vidas e reduzir os prejuízos”, completou.

Comitê Técnico e Científico da DCSC

A Defesa Civil de Santa Catarina criou oficialmente o Comitê Técnico e Científico (CTC) em dezembro de 2019. Integram a iniciativa universidades e instituições de ensino, pesquisa e extensão. Fazem parte do grupo os representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade do Minho, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Associação Brasileira de Pesquisadores em RRD, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Revista Científica Gestão & Sustentabilidade e do GEOLAB da UDESC.

É um grupo formado por professores, técnicos e profissionais, mestres e doutores, com alta expertise na área de gestão de riscos e desastres e que muito tem contribuído para dar cientificidade as ações de proteção e defesa civil.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital