Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sábado, 15 de Junho de 2024 - 07:45
Moeda
Dólar - BRL 5.3767
Libra - BRL 6.823
Euro - BRL 5.7645
Bitcoin - BRL 209250,95

15/04/2024 as 12:24:12 | por Redação |

Planalto Norte é a região mais pobre de SC e com maior número de óbitos por câncer

Dados da Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, mostram que a região possui a maior taxa de mortalidade por câncer de homens e mulheres entre 50 e 69 anos

Fotografo: divulgação
...
Giro atua em Mafra em ajuda a pacientes com câncer-sbcsul.15.4.24
Economicamente a região do Planalto Norte catarinense é a mais pobre do estado, apontada por muitos economistas por décadas, como o "O Corredor da Fome" e mais um registro triste traz a tona o Planalto Norte, por ser destaque nas estatísticas relacionadas ao câncer. Dados do informativo epidemiológico Barriga Verde, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, mostram que a região possui a maior taxa de mortalidade por câncer de homens e mulheres entre 50 e 69 anos.
 
Entre 2018 e 2022, a taxa de mortalidade feminina nessa faixa etária é de 285,9 casos por 100 mil habitantes, enquanto a masculina é de 379,1 óbitos por 100 mil habitantes. Esses números colocam o Planalto Norte em primeiro lugar quando se trata da taxa de mortalidade entre essas idades.
 
Além disso, a região também se destaca na incidência de câncer. No caso dos homens, o câncer de próstata é o mais diagnosticado, seguido pelo câncer de pulmão. Já entre as mulheres, o câncer de mama lidera os casos, seguido pelo câncer de cólon e reto.
 
Diante desse cenário preocupante, iniciativas locais como a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Mafra têm um papel fundamental na prevenção e no suporte às pacientes. A realização de exames preventivos e o acompanhamento constante são essenciais para aumentar as chances de cura e garantir um tratamento adequado.
 
Além disso, o Hospital São Braz em Porto União se destaca como referência regional no tratamento de casos de câncer no sistema público. Com uma equipe multidisciplinar especializada e estrutura adequada para o tratamento oncológico, o hospital atende diversos municípios da região, oferecendo suporte e cuidados necessários aos pacientes.O Hospital tem 12 leitos para quimioterapias de longa duração e 12 leitos para quimioterapia de curta duração. O São Braz é credenciado pelo Estado para Alta Complexidade em Oncologia. A equipe multiprofissional é composta por dois médicos especialistas em cirurgias oncológicas, dois especialistas em cabeça e pescoço, um especialista em oncologia clínica, três especialistas em urologia, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros.
 
 
Diante do aumento da incidência de câncer na região do Planalto Norte, a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce se torna crucial. Iniciativas como a Rede Feminina nos municípios e o Hospital São Braz desempenham um papel fundamental nesse processo, garantindo apoio e cuidados de qualidade às pessoas afetadas pela doença.
 
 
 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital