Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 - 03:10
Moeda
Dólar - BRL 5.1111
Libra - BRL 6.4226
Euro - BRL 5.5846
Bitcoin - BRL 209250,95

06/03/2016 as 13:06:28 | por Lorenna Costa |

Piauí inicia o ano como o segundo estado que mais gera empregos

Apesar da queda em janeiro, o estado mantém a estabilidade no saldo da geração de empregos.

Fotografo: Divulgação
...
Emprego

O Piauí continua entre os estados que mais geram empregos. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2016 o Piauí ocupa o segundo lugar no ranking da geração de empregos, se mantendo estável em relação ao ano passado, no qual esteve entre as três primeiras posições a nível nacional e em 1º lugar entre os estados do Nordeste.

Em todos as unidades da federação, houve uma queda no saldo de empregos, principalmente no mês de janeiro. No acumulado dos últimos doze meses, o Piauí apresentou um saldo de -1,06, ficando atrás somente de Roraima (0,91). Os estados que ocuparam a 3ª, 4ª e 5ª posição no ranking foram Tocantins (-1,20), Alagoas (-1,60) e Sergipe (-1,77), o que demonstra que o Nordeste é a região que tem se saído melhor na geração de empregos.

Já no que diz respeito ao mês de janeiro, o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gesivaldo Isaías, explica que é comum o aumento no número de desligamentos nessa época, devido ao encerramento dos contratos temporários feitos no fim do ano. “Já era esperado, pois é exatamente em janeiro que as pessoas que foram contratadas nas datas festivas de fim de ano são desligadas das empresas”, esclareceu o gestor.

Os dados do Caged mostram que a redução de 0,77% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior é o resultado proveniente do desempenho negativo do emprego nos setores de Serviços (-1.109 postos) e Comércio (-449 postos). “O aumento de desligamentos é característico desse mês, que é um período sazonal. A baixa de um mês não representa o resultado do estado, mas sim a média anual, que tem sido positiva no Piauí”, ressaltou o secretário.

Para tentar controlar a baixa do período, o Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI) intensificou as seleções de emprego em janeiro e fevereiro. “Sabemos que nessa época do ano as contratações são menores, então corremos para conseguir captar mais vagas e oferecer uma chance imediata para essas pessoas que foram demitidas”, destacou a diretora do Sine-PI, Juliana Góis.

Ainda segundo a diretora, neste ano, o Sine também apresenta um diferencial. São as vagas de emprego a nível superior. “Uma de nossas metas para 2016 é oferecer boas oportunidades também àqueles que já se formaram e procuram emprego na sua área. Em fevereiro, cerca de 100 pessoas concorreram a vagas para consultores técnicos em uma seleção realizada pelo Sine. Também temos vagas para dentista, advogado e já estamos fechando parcerias para fazer mais seleções a nível superior”, destacou Juliana.


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital