Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 13:18
Moeda
Dólar - BRL 5.2611
Libra - BRL 6.5402
Euro - BRL 5.5942
Bitcoin - BRL 209250,95

20/03/2024 as 23:32:03 | por Sinval Campelo |

Panela contendo ouro e preciosidades enterrada na mata é encontrada em Campo Alegre

Giraia e amigos fazem busca por tesouro e encontram ! (entrevista e vídeo)

Fotografo: divulgação
...
(vídeo completo) Momento de emoção-sbcsul.20.3.24

Muitos já ouviram a expressão – tô virado numa Giraia e o significado é estar sem nenhuma paciência! Mas o vigilante mafrense, Assis Sidnei Kinski, popular “Giraia”, não condiz muito com o apelido, pois é preciso muita paciência para sair por aí a procura de um tesouro. E ele e amigos encontraram no sábado, 16, uma antiga panela enterrada na mata, contendo anéis, brincos, colares, pepita de ouro e até uma moeda muito antiga - ‘pataca’ – a pataca era uma moeda de prata, que foi emitida pelo governo português até o século XIX. 

 

O encontro do “tesouro” ocorreu no município de Campo Alegre, onde ele e amigos foram contratados por um dono de uma propriedade para procurarem ouro, peças de metal enterradas naquela área. Todos os metais encontrados ficaram com o proprietário.

 

Giraia, como hobby faz prática do detectorismo,  que significa ter uma atividade usando um detector de metais para encontrar moedas, medalhas, etc. No sábado, ele, que está com o braço machucado, contou com ajuda de amigos e pela manhã toda estiveram na mata explorando o local, com um detector de metais da marca Pinpointer, com avaliação estimada  entre R$ 4 e 5 mil.

 

Giraia conta que outros já haviam buscado encontrar metais no local, mas sem sucesso. Através de um vídeo no youtube o dono da propriedade da área resolveu entrar em contato com Giraia. Esse trabalho/hobby ele pratica há três anos, depois que um amigo apresentou a ele a máquina de detectorismo e desde então vem fazendo buscas de tesouros enterrados seguindo a trilha dos tropeiros e jesuítas, que corresponde os municípios de Canoinhas, Papanduva, Três Barras, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Piên, no Paraná.

Entrevista 

Sinval : Quem é ou quem são os caçadores de tesouro de Mafra ?

Giraia : De Mafra eu, Giraia, e trabalha comigo amigos, mas eles não são caçadores de tesouros. Os irmãos  Marques 

 

Sinval : se acha um Indiana Jones ? (arqueólogo caçador de tesouros, dos filmes de aventuras)

Giraia : Não, mas sempre fui fã dele !

 

Sinval : Você gostaria de ter sido um arqueólogo explorador...

Giraia :  Tive um sonho, mas não tinha condições de estudar.

 

Sinval : Como surgiu essa ideia de procurar ouro e metais ?

Giraia : Histórias dos antigos avós, amigos, e do nosso estado. E eu acho importante também não deixar morrer as histórias contadas por nossos antepassados sobre os jesuítas, tropeiros e o monge são João Maria, também sobre piaberu...

 

Sinval : Já encontrou outros tesouros enterrados, esse foi o primeiro?

Giraia : Só um de família de uma senhora na época da guerra, e moeda e um sino...

 

Sinval : E essa máquina detecta ouro a qual distância...no vídeo teu amigo fala que a máquina detectou ouro...então ela diz, tipo nessa área de tantos metros tem tesouro ?  define qual metal está enterrado se é ouro, moeda de prata ou coisas assim, o tipo de metal ?

Giraia : A máquina  eletrônica pega até 30 cm de fundo...A outra é dependendo do material que você por nela à busca ouro, prata ou moeda. Ela funciona captando 350 metros a radioestesia. ( A radiestesia é uma ciência que tem como objetivo medir e detectar campos energéticos através de alguns instrumentos).

 

Sinval : Você tem canal no Youtube sobre essas explorações...caça ao tesouro...mas não é só isso que você passa para o internauta...

Giraia : Na verdade o canal e pra entretenimento e diversos nichos...https://www.youtube.com/@ogiraia

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital