13/10/2023 as 23:08:44 | por Sinval Campelo |
Não foi por unanimidade dos vereadores ! Dos 13 edis, 12 assinaram a moção de apelo à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para que o órgão providencie a retirada da tribo kaigang do território mafrense. A indicação foi do vereador Everton Stach (Everton do Marcação) em caráter de urgência, até mesmo porque os índios não conseguiram se adaptar no ginásio de esportes Cemma neste período de enchente. A moção estava programada para ser de plenário, com as assinaturas dos 13 vereadores, por unanimidade, no entanto de última hora, o vereador Abel Bicheski (Bello) pediu (por telefone) para que seu nome fosse retirado. O vereador Bello continua de atestado médico, desde setembro quando se ausentou dos trabalhos da Câmara para tratamento de saúde.
Entenda o caso
Stach está irritado com a atitude de indígenas da tribo Kaigang que estavam abrigados no ginásio do Colégio Cemma desde a sexta-feira, 6, devido as fortes chuvas que assolaram o município causando enchente. Cerca de 170 índios foram retirados de suas cabanas próximo ao terminal rodoviário e levados para o abrigo. Entretanto, desacostumados ao convívio com outras pessoas de cultura diferente a deles, os indígenas acabaram causando desconforto e não queriam cumprir regras estabelecidas pela equipe da Prefeitura de Mafra.
-minha indicação de moção de apelo nesta Casa (Câmara de Vereadores) é para que a Funai tome providências e destine esses indígenas ao seu habita natural – salientou o vereador Everton, falando em tom de voz de indignação! O vereador que é do mesmo partido do prefeito Emerson Maas (Podemos) disse no final da sessão que não teme ser acusado de preconceito contra povos indígenas após seu pronunciamento.