Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sábado, 15 de Junho de 2024 - 08:29
Moeda
Dólar - BRL 5.3767
Libra - BRL 6.823
Euro - BRL 5.7645
Bitcoin - BRL 209250,95

13/10/2023 as 23:08:44 | por Sinval Campelo |

Não teve unanimidade moção de apelo para que Funai retire índios de Mafra

Indicação era para ser de plenário, com todos os 13 assinando a moção, mas de última hora teve desistência

Fotografo: divulgação
...
Plenário da Câmara de Mafra-sbcsul.13.10.23

Não foi por unanimidade dos vereadores ! Dos 13 edis, 12 assinaram a moção de apelo à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para que o órgão providencie a retirada da tribo kaigang do território mafrense. A indicação foi do vereador Everton Stach (Everton do Marcação) em caráter de urgência, até mesmo porque os índios não conseguiram se adaptar no ginásio de esportes Cemma neste período de enchente. A moção estava programada para ser de plenário, com as assinaturas dos 13 vereadores, por unanimidade, no entanto de última hora, o vereador Abel Bicheski (Bello) pediu (por telefone) para que seu nome fosse retirado. O vereador Bello continua de atestado médico, desde setembro quando se ausentou dos trabalhos da Câmara para tratamento de saúde.

Entenda o caso

Stach está irritado com a atitude de indígenas da tribo Kaigang que estavam abrigados no ginásio do Colégio Cemma desde a sexta-feira, 6, devido as fortes chuvas que assolaram o município causando enchente. Cerca de 170 índios foram retirados de suas cabanas próximo ao terminal rodoviário e levados para o abrigo. Entretanto, desacostumados ao convívio com outras pessoas de cultura diferente a deles, os indígenas acabaram causando desconforto e não queriam cumprir regras estabelecidas pela equipe da Prefeitura de Mafra.

-minha indicação de moção de apelo nesta Casa (Câmara de Vereadores) é para que a Funai tome providências e destine esses indígenas ao seu habita natural – salientou o vereador Everton, falando em tom de voz de indignação! O vereador que é do mesmo partido do prefeito Emerson Maas (Podemos) disse no final da sessão que não teme ser acusado de preconceito contra povos indígenas após seu pronunciamento.

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital