Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 13:05
Moeda
Dólar - BRL 5.1592
Libra - BRL 6.4168
Euro - BRL 5.5163
Bitcoin - BRL 209250,95

15/07/2021 as 04:19 | por Sinval Campelo |

MP suspende contratação de empresa para o transporte coletivo sob suspeitas de favorecimento

Prefeito e presidente do CIMU, Emerson Maas chamado para se manifestar a respeito

Fotografo: divulgação
...
Caso está com o MP-sbcsul.15.7.21

O promotor de Justiça, Filipe Costa Brenner suspendeu o processo de contratação de empresa que iria atender o transporte coletivo de Mafra e Rio Negro (linha Faxinal/Bom Jesus) por entender que pode haver indícios de direcionamento para determinada empresa comandar o transporte público de Mafra e deu 15 dias (até dia 22 de julho) para o prefeito Emerson Maas, presidente do Conselho Intermunicipal de Mobilidade Urbana de RioMafra - CIMU) se manifestar.

 
 
 
No dia 1º de junho de 2021, o diretor do CIMU, Robinson Feres fez uma reunião com empresários da área do transporte coletivo para a abertura de envelopes contendo as propostas de duas empresas de ônibus que se habilitaram para executar serviço de transporte coletivo, a Rionetur Transportes Ltda e a Agência de Transporte Norte/Sul Eireli. As duas empresas não estavam 100% atendendo ao edital do CIMU, mas somente a Rionetur foi desabilitada, sob protestos da concorrente que havia perdido a disputa sob a alegação de que, se a Rionetur não havia apresentado o certificado da apólice dos seus veículos e por isso estava fora do páreo, o mesmo critério deveria ter sido estabelecido pelo  CIMU para a empresa Norte/Sul Eireli que naquele momento não apresentou o registro de cadastro junto a ANTT(Agência Nacional de Transporte Terrestres,do Governo Federal) e entrega de documentação de seguro de alguns ônibus que a empresa Norte/Sul diz ter para atender os usuários do transporte coletivo de Mafra. O óbvio era o CIMU ter feito o cancelamento do certame de contratação de forma direta e realizar abertura de um novo edital com chamamento público para que outras empresas pudessem participar, mas não foi o que ocorreu, conforme ata da reunião postada abaixo.  
 
 
 
As empresas que atuam atualmente no setor de transporte coletivo urbano, sejam com ônibus ou vans estão preocupadas porque o contrato com a prefeitura de Mafra está acabando por ser contrato emergencial e ser renovado a cada três meses, e por estes dias empresas podem deixar de executar serviços de transporte de passageiros se não houver uma nova prorrogação de contratos. E diante do impasse ocasionado por falta de dados apresentados pela empresa Norte/Sul Eireli, incluindo que a ANTT exige valores de seguro de responsabilidade civil dos ônibus a ser contratados para executar o transporte coletivo,  valor atual hoje de R$ 4.034.747,00 por veículo, mas que a empresa Norte/Sul Eireli apresentou R$ 300.000,00 por veículo, representantes das empresas Jucetur Turismo, Transbasso, Painkotur e Rodrigo Seidel  entregaram dia 28 de junho ao MP denúncia contra a  Comissão Municipal de Licitações do Município de Mafra e pedindo à anulação ao edital de Termo de Referência para contratação direta do transporte coletivo interestadual dos Municípios de Rio Negro e Mafra no Processo Administrativo, afirmado pelo Órgão CIMU publicado em Diário Oficial na data de 08 de junho de 2021. O  Promotor deu prazo de 15 dias para o prefeito Maas se posicionar. O prazo expira dia 22 de julho. 
 
 
 
Em contato com os proprietários das empresas Jucetur e Trasbasso, a informação era de que os mesmos  haviam tentado marcar uma reunião com o prefeito Maas desde que ele assumiu em janeiro de 2021, mas que não obtiveram êxito. Emerson Maas é o presidente do CIMU. 
 
 
-Tenho tentado conversar com o prefeito, mas ele não atende – informou Jucemar Antonio Santos Faria, afirmando ter no seu celular registro de várias tentativas de marcar uma reunião com o prefeito de Mafra sem obter êxito. 
.

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital