Cidadão Repórter

(47)997532591
Mafra(SC), Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021 - 07:01
09/04/2021 as 17:27 | Por Redação/assessoria | 452
Morreu o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II
"Sua Alteza Real faleceu em paz esta manhã no Castelo de Windsor", diz Nota
Fotografo: divulgação
Príncipe Philip-sbcsul.9.4.21

Morreu aos 99 anos o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. A morte de Philip foi informada nesta sexta-feira, 9, pelo Palácio de Buckingham. Em março, ele deixou o hospital depois de um mês internado a princípio por uma infecção e posteriormente por uma cirurgia cardíaca. Ainda não foi informadas as causas do falecimento.

 

O príncipe consorte, que estava perto de completar 100 anos em junho, foi internado no centro médico em 16 de fevereiro como "medida de precaução" depois de passar mal. Entretanto, se recuperou bem e deixou o local. Desde 2017, ele estava aposentado da vida pública.

 

"Com profunda dor, Sua Majestade a rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o príncipe Philipe, duque de Edimburgo", afirma um comunicado do Palácio. "Sua Alteza Real faleceu em paz esta manhã no Castelo de Windsor", completa a nota.

 

 

Casamento

 

 

Philip se casou com Elizabeth em 1947, cinco anos antes dela assumir o trono, com a morte do pai dela, o rei George VI. Desde então, Philip, tinha o título de Duque de Edimburgo e tornou-se o mais longevo consorte e o homem mais velho da História da monarquia britânica.

 

Após o casamento, Philip voltou para a Marinha, onde chegou ao posto de comandante. Os dois tiveram seus dois primeiros filhos já nos anos seguintes: Charles, em 1948, e Anne, em 1950.

 

Os dois estavam em viagem ao Quênia, quando foram comunicados do falecimento do Rei, aos 56 anos, após anos de problemas de saúde. O casal voltou ao Reino Unido, onde a princesa foi coroada rainha e Philip passou a ser o consorte real –  cônjuge do monarca reinante. Com a coroação, o primeiro nome da linha de sucessão para o trono se tornou príncipe Charles, primeiro filho do casal.

 

Além de Charles e Anne, o casal teve mais dois filhos: Andrew, nascido em 1960, e Edward, em 1964.

 

Vida

 

 

Philip era filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Ele nasceu na Grécia, mas era considerado membro das famílias reais grega e dinamarquesa, além de possuir parentesco com diversas outras linhagens reais da Europa.

 

 

Já na Inglaterra, em 1939, Philip ingressou na Marinha Real Britânica, onde se formou na Real Escola Naval de Dartmouth como um cadete de destaque em sua turma. Com a Segunda Guerra Mundial, ele serviu no Mediterrâneo e no Pacífico e se envolveu em batalhas.

 

Após o casamento, como consorte da rainha, ele destinou quase setenta anos a acompanhar Elizabeth em diversas cerimônias dentro e fora do Reino Unido, além de servir à Coroa em outras funções.

 

 

Fonte Uol

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil