Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 03:51
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.4571
Euro - BRL 5.5429
Bitcoin - BRL 209250,95

30/10/2021 as 19:54 | por Sinval Campelo |

Moradores reclamam de infestação de carrapatos em Mafra

Animais abandonados pelos donos são os maiores hospedeiros e transmissores do carrapato

Fotografo: divulgação
...
Infestação...sbcsul.30.10.21

Moradores do Conjunto Habitacional Santa Terezinha II, no bairro Amola Flecha, em Mafra (SC) estão preocupados com uma infestação de carrapatos que tem sido registrada no bairro há cerca de dois meses. Segundo os moradores, nada tem se mostrado eficiente no combate à proliferação do parasita.

 

Embora haja limpeza nos pátios e dentro das casas, a infestação persiste, porque não adianta acabar com o carrapato sem eliminar centenas de ovos que o parasita deposita em diversos lugares. Dona Luzia Marques diz que o problema é de responsabilidade do Poder Público. Ela conta que no bairro há muitos cachorros abandonados, sem cuidado, sem higiene e que os carrapatos estão se multiplicando cada vez mais e que é necessário uma providência urgente da Prefeitura coibindo os animais de transitarem livremente pelo bairro Amola Flecha.  

 

- É fácil ver aqui (bairro) cavalos e gatos largados nas ruas  e tudo isso só faz aumentar a criação dos carrapatos, disse a senhora, a qual não reside no bairro, mas costuma visitar familiares no Conjunto Habitacional. “Esses insetos picam e tiram o sangue da gente, estão em tudo... no guarda-roupa, no cabelo das crianças, na roupa, na casa... e tá feio a coisa...”, completou.

 

De acordo com o veterinária Edna Ramos, o tipo de carrapato que infesta a localidade no município de Mafra é comum em aves, cães e gatos. Ele não causa tantos riscos à saúde de animais e humanos como o carrapato-estrela, hospedeiro de bactérias causadoras de infecções como a febre maculosa. No entanto, fazer o controle do parasita é necessário. Segundo a veterinária, cada fêmea de carrapato desova cerca de 3 mil ovos e a umidade dessa época do ano favorece a eclosão dos ovos.

 

A recomendação dada pela veterinária é de que a Vigilância Sanitária do município pegue uma amostra do parasita e faça uma análise sobre o tipo de carrapato, podendo ter outros tipos de parasitas infestando o local além dos que são vistos no pelo de gatos e principalmente cachorros e depois, população e prefeitura fazerem uma pulverização maciça e é lógico, não permitir mais que os cachorros de rua transitem livremente pelo bairro.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital