Mafra(SC), Quarta-Feira, 01 de Dezembro de 2021 - 19:00
19/10/2021 as 13:22 | Por Sinval Campelo |
Moradores do interior de Mafra já não sabem o que fazer com as estradas
Buracos, lama e algo que foi anunciado previamente que iria acontecer e nada foi feito para evitar
Fotografo: divulgação
Cuidado para não deslizar-sbcsul.19.10.21

 Nas últimas semanas a Ouvidoria da Prefeitura de Mafra  recebeu muitas ligações e mensagens dos cidadãos que clamam por melhorias nas vias de diversas localidades do interior, com a permanência ´por mais de 10 dias de chuva no município. O caso é lamentável!

Pode parecer repetitivo ou até mesmo que seja uma matéria já lida anteriormente, por anos. No entanto, a verdade é que o problema continua e a comunidade cobra soluções e passa gestor e mais gestor e nada de solução definitiva. A condição ruim das estradas do interior tem indignado agricultores e moradores mafrenses que já passaram em algumas ocasiões a fazer as estradas com material e maquinário próprio.

Desde a semana passada, muitas ligações e mensagens chegaram à redação do SBCSul. Então, a reportagem percorreu vários quilômetros de estrada de chão para ouvir moradores e conferir a situação das vias. Rio da Areia de Cima, Bituvinha e Avencal do Saltinho foram os locais mais difíceis de transitar. Em Augusta Vitória moradores já cansaram e pegaram a pá para amenizar a situação.

Os motoristas de veículos de passeio precisam andar na primeira e na segunda marcha, sem ultrapassar os 20 km/h na maior parte dos trechos. Em alguns é necessário parar. Para os caminhões que transportam principalmente a produção de frutas, lenha e carvão o problema é ainda maior.

Além da demora para a chegada das equipes da prefeitura, os agricultores reclamam da falta de material como saibro ou algo que sustente as estradas por mais tempo.

-Precisa ter um material bom para patrolar a estrada. Onde vai o dinheiro que entra no município?”, questiona, seu Adãozinho.

 

Moradores do interior chamaram vereadores para buscar por uma solução

A paciência dos moradores do interior de Mafra está no limite. Cansados de esperar pelas máquinas da prefeitura e de transitar em estradas esburacadas, os cidadãos chamaram os vereadores na última semana, a fim de solucionar os problemas com a estrada.

Há exatamente 20 dias atrás o vereador Mario  Skonieski (PDT)  mostrou a difícil situação das estradas da comunidade Augusta Vitória onde reside. Buracos, falta de valetas e pedras eram os principais motivos que dificultam a passagem de veículos. De lá pra cá os problemas só aumentaram e nada foi feito pra amenizar a situação.

-E com  o tempo de chuva agora não dá mais para fazer nada – lamentou o vereador pedetista, ressaltando que melhorias na estradas deveriam ter sido feito feitas antes do início das chuvas.

Os moradores questionaram ao SBCSul duramente onde está o dinheiro da prefeitura. “Falta vontade de fazer o trabalho que deve ser feito”, diziam integrantes do grupo composto por moradores  do Rio Da Areia. Alguns dizem que os filhos que vem da cidade desanimam de visitar os parentes na comunidade devido aos buracos e lama.

- O básico que a prefeitura precisa fazer para o agricultor do interior é a estrada e não faz- aponta Mario Skonieski.




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil