Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 10:00
Moeda
Dólar - BRL 5.2036
Libra - BRL 6.4365
Euro - BRL 5.5439
Bitcoin - BRL 209250,95

07/11/2021 as 21:32 | por Sinval Campelo |

Mafra pode perder Hospital Infantil para Canoinhas por negligência de vereadores

Audiência pública pode delinear apoio à bandeira de Adilson Sabatke levantada em 2018

Fotografo: divulgação
...
Atuais vereadores negligenciaram ação, por ser de ex-vereador.sbcsul.7.11.21

É ou não é...Mafra tenta correr atrás do prejuízo. Entenda como os políticos mafrenses foram incompetentes e negligenciaram o estudo de um projeto em andamento simplesmente por ser de autoria de um ex-vereador e isso não daria ibope à eles. Vimos o Governo Federal dando continuidade e terminando obras de governos anteriores, mesmo sendo de opositores. Mas em Mafra, políticos ainda têm ideia egoísta de que, apoiar ou levar adiante projetos de ex-vereadores seria uma ação de “ressuscitar mortos”.

Entenda o caso politicamente

Mafra    realiza audiência pública na próxima quarta-feira, 10, às 19h no auditório do Sicoob Credinorte a fim de delinear uma ação positiva para que o município seja visto pelo Governo do Estado com potencial para ser implantado o Hospital Materno infantil junto as instalações do prédio da Maternidade Dona Catarina Kuss. A reivindicação é também do município de Canoinhas que desde julho deste ano tem feito verdadeiro lobby junto aos deputados estaduais para que Canoinhas em vez de Mafra, seja o município beneficiado.

Em defesa dos interesses de pais e mães mafrenses está o ex-vereador Adilson Sabatke (DEM) que em 2018 iniciou uma maratona na Secretaria de Saúde do Estado e Alesc buscando sensibilizar políticos da necessidade de Mafra ser polo sede de um Hospital Infantil Regional. Portanto, a iniciativa do projeto de implantação de uma unidade hospital materno infantil na região do Planalto Norte, o qual beneficiária também Canoinhas já existe e foi entregue ao governador da época, em 2018, Eduardo Pinho (MDB), o qual optou em deixar para o seu sucessor, Carlos Moisés, a decisão de concretizar o pedido de Sabatke ou não. Logo após a eleição do governador e deputados estaduais, o vereador Adilson Sabatke chegou a visitar a Alesc em busca de retomar os contatos, a fim de agilizar o projeto hospital materno infantil para Mafra, mas sem êxito, uma vez que, a Secretaria de Saúde do Estado e parlamentares buscavam saber como estava o orçamento para depois planejar investimentos, sendo que se estava no início de uma nova gestão.  

Posteriormente, sem obter a reeleição para vereador em 2020, Adilson Sabatke viu seu empenho em benefício da saúde dos bebês e crianças ruir e ser negligenciado pelos vereadores eleitos, os quais ignoraram completamente o estudo de projeto de Sabatke que já se encontrava no gabinete do secretário estadual da saúde.

Diante da falta de posicionamento político de Mafra, vereadores de Canoinhas iniciaram neste ano de 2021, uma grande mobilização do setor político e empresarial daquela cidade a fim de sensibilizar deputados estaduais e o próprio governador Moisés da necessidade de implantação do hospital infantil ou uma ala pediátrica especifica junto ao Hospital Santa Cruz.  

Como os políticos de Canoinhas se uniram e fizeram movimento em Florianópolis em prol de suas reivindicações de criação de uma unidade hospitalar infantil, agora o vereador Abel Bicheski (Bello) resolveu levantar a bandeira que Adilson Sabatke por quase dois anos empunhou, e uma audiência pública foi marcada para o dia 10 de novembro, a fim de unir todas as classes da sociedade pela implantação do Hospital Materno Infantil em Mafra, visto que o município já possui área propicia para obras dessa envergadura atrás do prédio da Maternidade Dona Catarina Kuss, o que facilitaria e muito ao Estado, uma vez que, não precisaria desembolsar dinheiro para comprar o terreno.

Atualmente, os internamentos pediátricos são feitos em Joinville ou Jaraguá do Sul, o que dificulta o deslocamento para as famílias com seus filhos internados. 

-Sem um hospital infantil na região do Planalto Norte, os pais e responsáveis por crianças são obrigados a se deslocarem para as duas cidades em busca de tratamento adequado. Visitei por várias ocasiões a Maternidade Dona Catarina Kuss e a unidade de saúde tem todas as possibilidades de se tornar um Hospital Materno Infantil. Assim, regionalizando a saúde, atenderia as famílias mafrenses e do Planalto Norte. E, o principal, oferecendo assistência hospitalar para as famílias desde o período pré-natal, nascimento, até o início da juventude de seus filhos, - destacou Adilson Sabatke.

O sucesso e apoio da comunidade mafrense durante a Audiência Pública vai definir para o Estado, se Mafra deseja implantação de um Hospital Materno Infantil ou se esta era apenas uma reivindicação solitária de Adilson Sabatke, um vereador não reeleito. Lembrando que a atual gestora da maternidade de Mafra é de Canoinhas, indicação do ex-deputado daquele município Antônio Aguiar.

 

 

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital