Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 23:53
Moeda
Dólar - BRL 5.1599
Libra - BRL 6.4599
Euro - BRL 5.5452
Bitcoin - BRL 209250,95

09/06/2021 as 15:59 | por Por Chayenne Cardoso |

Jonas Dentista leva para discussão na Câmara o tema a Pobreza Menstrual

Segundo o vereador do PSDB meninas deixam de ir à escola por estas não oferecerem absorventes higiênicos

Fotografo: divulgação
...
Vereador Jonas Dentista-sbcsul.9.6.21

Um tema considerado tabu foi apresentado na última sessão ordinária, 08, da Câmara Municipal de Mafra: pobreza menstrual. O vereador Jonas Schultz (PSDB), por meio de uma indicação escrita Nº342/21, solicitou a elaboração de Projeto de Lei que aborda o tema de conscientização e informação sobre a menstruação e fornecimento de absorventes higiênicos nas Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas municipais em Mafra.

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação. Além disto, a pobreza menstrual afeta brasileiras que vivem em condições de pobreza e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, por vezes sem acesso a serviços de saneamento básico, recursos para higiene e conhecimento mínimo do corpo. 

Além de privação de chuveiros em suas residências, 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas nas escolas, como banheiros e sabonetes. Dessas, quase 200 mil alunas estão totalmente privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola.

Durante a sua fala, o vereador Jonas Schultz explicou que ao longo da vida acabou ignorando o assunto. No entanto, conversando com diversas diretoras se deparou com a realidade de meninas que faltam à escola por conta do período menstrual – sem acesso aos absorventes. A ONU estima que 1 em cada 10 meninas falte a escola durante a menstruação, e no Brasil esse índice é ainda pior. Segundo a pesquisa, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes.

Para o vereador Schultz, o assunto foi evoluindo e é preciso falar sobre ele. Nesta indicação, o legislador apresenta a minuta de um projeto de lei para ser elaborado no município. Também se colocou à disposição para ajudar nesta campanha.

A ideia do projeto é as escolas e as unidades básicas de saúde tenham a distribuição de itens necessário à saúde da mulher, como absorventes.  Somando a isto, o projeto visa que seja levado a informação para as pessoas, os estudantes, assim mudando a realidade de pobreza menstrual em Mafra. 

Apoio

Entrando em contato com empresas da região, o vereador Jonas Schultz recebeu apoio da Mili, de Três Barras, que tem um projeto sobre o tema e irá distribuir absorventes em Santa Catarina.

 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital