Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 - 12:54
Moeda
Dólar - BRL 5.0706
Libra - BRL 6.3629
Euro - BRL 5.4637
Bitcoin - BRL 209250,95

04/09/2015 as 18:21:27 | por Secom-vg |

Escola Municipal é escolhida para receber projeto Territoriar do Centro Marista

A unidade de ensino público municipal funciona no Jardim Alá como Centro de Atendimento Integral da Criança e Adolescente, com 540 alunos nos dois turnos

Fotografo: secom-vg
...
divulgação

A Escola Municipal Gonçalo Domingos de Campos, em Várzea Grande, foi escolhida pelo Centro Marista de Defesa da Infância para implantação do Projeto Territoriar. O objetivo é promover melhor ambiência escolar, em consonância com as diretrizes sobre infraestrutura na área educacional. Em Mato Grosso, somente duas escolas foram selecionadas para abrigar o projeto.

A unidade de ensino público municipal funciona no Jardim Alá como Centro de Atendimento Integral da Criança e Adolescente, com 540 alunos nos dois turnos. Hoje foi realizada a primeira ação "de escuta" das crianças pela coordenação do Territoriar, equipe procedente de Curitiba, composta também por membros da própria escola e Secretaria de Educação do município.

A metodologia estabelecida considera a escuta e a participação de toda a comunidade escolar como premissa de seu desenvolvimento. Isso inclui crianças, familiares, educadores, gestores, voluntários, Secretaria de Educação e demais instituições que trabalham na defesa da infância. Nesta quinta (3), às 8 horas, o grupo de trabalho do Territoriar realiza seminário na Câmara Municipal de Várzea Grande, evento comandado por Beatriz Goulart, arquiteta e consultora do Ministério da Educação, aberto às comunidades escolares e representantes dos alunos.  

O Projeto Territoriar teve início em junho deste ano e está sendo implantado em 15 escolas públicas municipais pertencentes a quatro estados federados. O projeto está previsto para ser concluído em novembro próximo, com recursos provenientes do Grupo Marista e parceiros. De dezembro a fevereiro serão promovidas mudanças físicas na estrutura escolar, temáticas que serão escolhidas pelo Comitê Multidisciplinar. A entrega oficial da unidade escolar com novo ambiente deve acontecer entre março e abril do ano que vem, explica Diego Zadra, analista de Assessoramento da Rede Marista.

"A ideia é que o comitê repense o projeto e sua metodologia para viabilizar mais benefícios à comunidade escolar a médio e longo prazos. Para tanto, os membros multidisciplinares passarão por período de formação e aprofundamento de todas as temáticas. Os benefícios incluem melhorias na estrutura física da escola para aperfeiçoamento pedagógico. Fica a critério dos membros do comitê apontar se o desejo maior é por uma biblioteca moderna, parque infantil, climatização do ambiente ou por nova pintura. Para que surgisse, o Territoriar "olhou" para um outro projeto igualmente importante na área educacional, o "Brincardequê?", também trabalhado pela Rede Marista. Diagnóstico que resultou na sua elaboração, pois surgiu a partir das práticas lúdicas com as crianças, reforçado pelo pensar acerca do espaço educativo", concluiu Diego.

Na opinião do diretor da Escola Gonçalo Domingos de Campos, professor Evaldo Mendes da Costa, o Territoriar vem ao encontro das expectativas da unidade que administra. Ele disse que uma das maiores dificuldades enfrentadas numa escola é fazer com que ela seja um lugar agradável aos olhos dos alunos, lugar onde as crianças permaneçam no ambiente escolar para um melhor aprendizado. "Por experiência, aprendi também a ouvir a comunidade inteira, não apenas os alunos. Ensinei que a escola pertence a todos, é um patrimônio que deve ser preservado, protegido. Estabelecemos um vínculo próximo entre alunos e suas famílias, integração de trabalho responsável pelo bem coletivo, o que deu certo".


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital