Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 12:39
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3403
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

20/08/2015 as 13:32:17 | por Assessoria |

Escola Agrícola de Mafra desenvolve projeto “Xadrez na escola”

Jogo é utilizado como método alternativo para um caráter emancipador

Fotografo: Assessoria
...
xadrez estimula cerebro

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Agrícola Municipal “Prefeito José Schultz Filho”, em Mafra estão aprendendo de uma forma mais original a estimular o raciocínio lógico, a prever e a resolver alguns acontecimentos, além de traçar caminhos que permitam atingir certos objetivos.  Trata-se do projeto “Xadrez na Escola”, que demonstra de forma teórica e prática a importância do jogo no ensino fundamental.

 

Os idealizadores do projeto foram o professor de Educação Física, Edson da Rocha Barros, o estagiário Fernando Ferreira do Rosário e os ex-alunos Thomas Willian e André Tertuliano. Foi desenvolvido no primeiro bimestre deste ano inicialmente com todos os alunos dos 6º anos e posteriormente teve a participação de 78 alunos do ensino fundamental.

O professor Edson disse acreditar que a atividade extracurricular contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional. “O xadrez mostra que por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações e as estimula a criar, imaginar e atuar como um indivíduo capacitado para solucioná-las”, explicou.  

 

Independência

Pela concentração que o jogo necessita e das decisões a serem tomadas, ele pode proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora.  “Através do xadrez os alunos aprendem que podem tomar suas próprias decisões, diante de difíceis situações”, ressaltou.

 

Segundo o projeto do professor, “o jogo caracteriza-se como sendo mais um método que um conteúdo, uma metodologia alternativa, na construção de um caráter emancipador. “O xadrez é capaz de potencializar o aprendiz de forma a investir-lhe de força, relacionada a sua capacidade de análise e de, a partir da realidade e condições existentes, prever acontecimentos e traçar caminhos para atingir as metas”.

 

Reedição anual

Tendo em vista os excelentes resultados observados junto aos alunos, a direção da unidade pretende fazer com que o projeto “Xadrez na escola” seja reeditado anualmente possibilitando desenvolver um campeonato municipal em 2016, explicou o diretor, Jefferson José Bauer. “Fruto deste projeto destacamos a participação nos JESC 2015 fase municipal, onde os alunos  Antonio Matheus Ruthes Calliari foi campeão na Categoria 12 a 14 anos e vice campeão o alunos Kenedy Israel dos Chagas Batista na categoria 15 e 17 anos, cabe destacar ainda o aluno Alexis Jusviack que nas edições anteriores teve excelente resultados”, ressaltou. Ele esclareceu ainda que meta é fazer com que o xadrez se torne hábito na vida do aluno, seja na escola ou em seu convívio familiar, onde ao mesmo tempo em que estiver jogando estará estimulando e desenvolvendo seu raciocínio que auxiliará no seu aprendizado.

 

Neste mês de agosto a escola realizou dois campeonatos. Um entre os alunos do 6º anos e outro geral, envolvendo alunos do 7º ao 9º ano. Os resultados foram os seguintes:

 

Classificação do Campeonato 6º ano

Masculino -  1º - Carlos Eduardo Franciscone Broca

       2º - Cleivson Santana

       3º - Vitor Augusto Eckel Pereira

Feminino -   1º - Cyntia Thaciane Gomes Lourenço

      2º - Laiza Hozanna de Oliveira Cabral

        3º - Stephany Aparecida Carvalho Gomes

Classificação do Campeonato Geral

1º - Antonio Matheus Ruthes Calliari

2º - Andrey Tomkio

3º - Erick Henrique de Lima


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital