Mafra(SC), Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022 - 11:38
30/11/2021 as 23:21 | Por Assessoria |
Em Mafra todas as unidades de saúde dispõem de Teste Rápido de HIV gratuito
Secretaria da Saúde de Mafra faz trabalho constante de apoio aos 123 pacientes portadores do vírus cadastrados
Fotografo: divulgação
AIDS tem tratamento-sbcsul.30.11.21

1º de dezembro é considerado o dia de conscientização para todos os povos sobre AIDS, ou seja, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. As atividades desenvolvidas nessa data visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

 

A Prefeitura de  Mafra também se envolve nessa luta de prevenção e conscientização, realizando, por meio da secretaria municipal de saúde,  trabalho constante de apoio aos 123 pacientes cadastrados no município. O trabalho é realizado por meio de  equipe multidisciplinar,  composta por, Médico, Enfermeiro, Técnico  em Enfermagem, Assistente Social, além de suporte  de Psicólogos e  Farmacêuticos, com diagnóstico, acompanhamento clínico e medicamentoso, visitas domiciliares e coletas de exames.

 

Teste rápido gratuito

Em Mafra todas as unidades de saúde dispõem de Teste Rápido (TR) que é capaz de diagnosticar a infecção pelo vírus do HIV em 15 minutos. Para realização do teste os interessados devem apenas manifestar o desejo na recepção ou aos profissionais de saúde da unidade. Não há necessidade de agendamento e nem mesmo passar por consulta médica.

 

Os exames para diagnóstico e acompanhamento, em caso positivo, bem como todas as consultas e o medicamento para tratar o HIV são totalmente gratuitos, ofertados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

O HIV atualmente é considerado uma doença crônica passível de controle sem grandes complicações desde que o diagnóstico seja feito precocemente e o paciente assuma o compromisso de realizar o tratamento medicamentoso que toda a doença crônica requer.

 

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

 

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

 

A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/AIDS e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

 

Mais informações na ESF do seu bairro.

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil