Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 - 10:08
Moeda
Dólar - BRL 5.0156
Libra - BRL 6.3452
Euro - BRL 5.4098
Bitcoin - BRL 209250,95

01/08/2021 as 20:30 | por Redação/assessoria |

Construção da loja Havan em Blumenau vira caso na Justiça Federal

Mudança dos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Edificado facilitou aprovação do projeto e será investigado

Fotografo: divulgação
...
Havan em Blumenau-sbcsul.1.8.21

Após ser retirado da pauta em maio, o projeto de uma nova loja da Havan no Centro Histórico foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Edificado (Cope). A votação ocorreu nesta quarta-feira, 28, e contou com 12 votos favoráveis e 3 contrários. Conforme o projeto, a estrutura será construída no terreno onde ficava o antigo Estádio Aderbal Ramos da Silva, o Deba, entre a rua das Palmeiras e a rua Alwin Schrader

 

Na primeira discussão, todos conselheiros foram contra a construção, por destoar do entorno. A proposta foi que o projeto fosse refeito e apresentado novamente. Porém, a votação foi feita a partir da mesma proposta, sem alterações.

 

Alguns membros do conselho chegaram renunciar da cadeira, como forma de protesto contra a forma como a votação foi feita. O Instituto Histórico de Blumenau (IHB) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) entrou com uma representação no Ministério Público Federal de Santa Catarina e a obra pode ser suspensa.

 

Segundo eles, a proposta foi “empurrada” pelo poder público. Neste segundo momento, muitos suplentes foram alterados e há alegação de esforços para virar votos. Outro problema é a falta de uma alteração no projeto, como havia sido prometido.

 

A construção no terreno que antes abrigava o estádio do Blumenau Esporte Clube (BEC) ainda precisa passar por aprovação da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Blumenau. A reportagem tentou contato com o secretário Eder Boron, mas não obteve retorno até a publicação da notícia.

 

Estátua já havia sido rejeitada

Antes mesmo do conselho, o Iphan já havia avaliado o projeto, revendo o impacto visual e ambiental da construção, fazendo solicitações de manutenção da vegetação e, inclusive, negando a presença no local da popular réplica da Estátua da Liberdade, que conta com 50 metros de altura.

 

“A proposta de construção de um monumento com 50 metros de altura, por sua vez, é inapropriada para o local (a altura equivale a um prédio de 17 andares, muito mais alta do que qualquer construção do entorno). Neste sentido, a altura da estátua pretendida não deverá exceder 15 metros, que é a altura média do prédio já existente nas proximidades”, informa o parecer. Diante deste posicionamento, a Havan abriu mão de ter uma estátua no local.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital