Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Domingo, 28 de Abril de 2024 - 14:57
Moeda
Dólar - BRL 5.1167
Libra - BRL 6.3944
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

16/09/2015 as 07:48:26 | por Site Vgnoticias |

Com mandado de prisão em aberto, Silval Barbosa está foragido da Justiça

O ex-governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) é considerado foragido da Justiça,

Fotografo: Divulgação
...
Ex-governador Silval BARBOSA

O ex-governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) é considerado foragido da Justiça, desde a tarde desta quarta-feira (15.09) após deflagração da Operação Sodoma, em que teve seu mandado de prisão decretado pela juíza Selma Rosane Santos, da Vara de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá.

A operação foi deflagrada pelo grupo operacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), força-tarefa permanente composta pela Delegacia de Combate à Corrupção, Ministério Público Estadual, Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e Procuradoria Geral do Estado, com apoio do Sistema de Inteligência do Estado.

De acordo com a assessoria de Segurança Pública do Estado, a operação investiga uma organização criminosa composta pelo ex-governador e ex-secretários do Estado, pela prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro nos anos de 2013 a 2014.

Mandados de prisão, de busca e apreensão, e medidas cautelares de monitoramento eletrônico e condução coercitiva estão sendo cumpridos. Até o momento já foram presos: os ex-secretários de Fazenda Pedro Nadaf e Marcel Souza de Cursi.

Vale destacar, que na tarde desta terça, Silval deveria comparecer na Assembleia Legislativa do Estado, para prestar depoimento na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal, mas, não compareceu. No local a delegada Alana Cardoso, da Delegacia Fazendária estava presente para cumprir o mandado de prisão contra  o ex-governador.

Quem souber informação do paradeiro do ex-governador pode ligar e denunciar pelos telefones 197 da Polícia Civil ou 190 da Polícia Militar.

Operação Sodoma - O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, que foi destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores.

Outro lado: Em entrevista ao VG Notícias, o advogado de Silval, Francisco Faiad afirmou que o ex-governador não sabia do mandado de prisão, e não compareceu a AL na tarde desta terça-feira (15.09) porque os parlamentares avisaram que haveria uma reunião com o MP.

Ainda segundo Faiad, eles analisarão se o peemedebista se apresentará a Justiça, e que Silval deve estar “por aqui” ainda.

“Nós queremos saber qual motivo desses mandados, estou no fórum”.

Mandados - Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos ex-secretários Pedro Jamil Nadaf, Marcel Souza de Cursi e do ex-governador Silval da Cunha Barbosa, além da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), NBC Assessoria Consultoria e Planejamento e Invest, e ainda nas residências de três parentes dos suspeitos, que foram conduzidos coercitivamente até a Delegacia de Combate à Corrupção para prestar declarações.

A ação faz parte da Operação Sodoma, deflagrada nesta terça-feira (15.09) pela Delegacia de Combate à Corrupção, Ministério Público Estadual, com apoio do Sistema de Inteligência do Estado.

Além dos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, foram cumpridas duas medidas cautelares restritivas, conhecidas como monitoramento eletrônico, em desfavor de Karla Cecília de Oliveira Cintra e Silvio Cezar Correa Araújo.

A investigação criminal iniciou-se há mais de quatro meses e está amparada em robusto acervo de provas da participação dos investigados, conclusão obtida mediante minuciosa análise de dados e de documentos, dentro das mais modernas técnicas de Inteligência. 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública ressalta que os agentes policiais estão agindo nos estritos termos da Lei e em cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá. 

As ações da Operação Sodoma foram chefiadas pelos delegados da Delegacia de Combate à Corrupção, com apoio do efetivo e logística das demais unidades especializadas das polícias Civil e Militar, além de toda a estrutura da Secretaria de Segurança Pública. 

O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, que foi destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores. 

Atualizada em 20h40min - Quando os policiais chegaram ao Edifício Riviera, no Jardim das Américas, próximo ao Shopping Três Américas, residência do casal Barbosa, a ex-primeira-dama Roseli Barbosa ficou sabendo que estavam subindo no apartamento, ela tentou sair pela garagem, mas foi surpreendida e foi obrigada a retornar e acompanhar a busca e apreensão.

Até o momento o ex-governador Silval Barbosa não se apresentou à Polícia.


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital