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10/11/2015 as 13:55:57 | por Sinval Campelo |

Barrar carros-fortes e que transportam combustiveis meta dos grevistas

Tímida adesão leva lideres do movimento dos caminhoneiros à ações arrojadas

Fotografo: Divulgação
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Banco Santander em Rio Negro (PR)
A greve dos caminhoneiros autônomos iniciada na manhã de segunda-feira (9) está tímida até o momento, apresentando bloqueios nos três estados do Sul, em Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, e no Rio Grande do Norte. A mobilização porém,segundo os caminhoneiros, está difundida por 14 estados brasileiros, em diversos pontos das rodovias.
 
No Paraná, foram registrados bloqueios em Apucarana (BR-376), Maringá (PR-317), Medianeira (BR-277), Paranavaí (BR-376), Nova Esperança (BR-376) e Clevelândia (PR-280). Em Santa Catarina, na região do Planalto Norte, rodovia em São Bento do Sul, Papanduva e Monte Castelo há mobilização discreta de caminhoneiros, em parte da pista. Outros pontos estão sendo monitorados pela Polícia Rodoviária Federal e há um recuo na presença de caminhoneiros nas estradas nesta manhã de terça-feira,11.
 
 
Mas ainda não se pode afirmar que o movimento fracassou em todo o país. Há um esquema de paralisar o país seguindo diretrizes arrojadas, uma vez que,a população não deu apoio necessário a paralisação. 
 
 
O próximo passo a fim de atrair a atenção da imprensa internacional para o protesto anti-Dilma Rousseff (PT) será parar caminhões que transportam combustíveis e carros-fortes que transportam valores monetários para os bancos, conforme declarações de caminhoneiros grevistas captadas em rede através do whatssap 
 
Nas redes sociais, o PT afirma que a mobilização dos caminhoneiros é orquestrada  pelos donos de transportadoras ligadas á partidos políticos na tentativa de emparedar o governo da presidenta Dilma.
 
Já o movimento organizado pelo Comando Nacional do Transporte, que se diz independente de sindicatos e agremiações políticas, pede a renúncia da presidenta Dilma, redução do preço do combustível, frete mínimo, remuneração nacional unificada e crédito subsidiado para renovação da frota.
 
Mas nos últimos dias, uma série de denúncias de que os caminhoneiros seriam forçados a participar dos bloqueios, alguns inclusive mantidos em cárcere prevido sob ameaças por donos de transportadoras, lançaram dúvidas sob a legitimidade da paralisação.
 
Um comunicado da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), entidade que tem a prerrogativa legal de representar esses trabalhadores, também denuncia a condução dos protestos.
 
Segundo a CNTA, o movimento deflagrado na segunda-feira,9, tem por objetivo “promover o caos no país e pressionar o Governo em prol de interesses políticos ou particulares, que nada têm a ver com os problemas da categoria”.
 
Ainda segundo a confederação, o governo federal vem negociando as reivindicações da categoria, e mesmo sem atender a todas, já proporcionou grandes avanços. Portanto, o bloqueio unilateral das estradas não se justifica.
 
Leia a íntegra do Comunicado da CNTA: 
 
Manifestação no dia 09 de novembro: 
 
Diante de mais uma pretensa paralisação de caminhoneiros convocada por grupos de internet, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) comunica que:
 
1 – sempre manifestamos nosso apoio a movimentos de interesse específico da categoria dos caminhoneiros autônomos, organizados ou não, desde que haja representantes que respondam pelos atos que praticam;
 
2 – consideramos imoral e repudiamos qualquer mobilização que se utilize da boa-fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país e pressionar o Governo em prol de interesses políticos ou particulares, que nada têm a ver com os problemas da categoria;
 
3 – paralisações, greves e protestos são legítimos em um regime democrático, mas assim como acontece com outras categorias profissionais, as entidades sindicais que têm a prerrogativa legal de deflagrar uma greve, passam obrigatoriamente pela elaboração de uma pauta de reivindicação específica da categoria que representam, para ser aprovada em assembleia geral, que é quem tem, ao final, a legitimidade de deflagrar uma greve;
 
4 – Os caminhoneiros há muito vêm construindo a sua organização de representação sindical. Não podemos admitir agora que pessoas estranhas, sem histórico algum de representação da categoria, utilizem-se do respeito que o caminhoneiro conquistou junto à opinião pública pela força e importância que exercem na economia do país. Força essa reconhecida pelo governo sobre a necessidade de suas reivindicações serem discutidas mais abertamente;
 
5 – hoje podemos contar com o Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Cargas que foi criado para ser um canal aberto e direto do setor de transportes com a inovação de estar conjuntamente sendo representado por caminhoneiros autônomos, empresas de transporte de cargas, embarcadores e Governo;
 
6 – a CNTA se constitui hoje em seis federações e mais de cem sindicatos de caminhoneiros autônomos de todo o país. Por isso, respeitamos qualquer manifestação de interesse público de forma organizada. A rodovia é o escritório de trabalho dos caminhoneiros, assim como o mecânico tem a oficina, o bancário trabalha na agência. Portanto, o direito de manifestação e participação espontânea não deve ser confundido com a interrupção de rodovias obrigando a paralisação de quem precisa trabalhar ou não concorda com a manifestação;
 
7 – é importante registrar as graves consequências que um bloqueio de rodovias traz tanto para os transportadores que delas se utilizam, como para a sociedade em geral. É incalculável o prejuízo econômico, social e pessoal que esse tipo de atitude traz. Neste momento, consultada a categoria, ela manifesta sua necessidade de trabalhar e não de paralisar. Até porque a dificuldade econômica por que passamos, não é exclusividade dos transportadores rodoviários, e sim de todo o país;
 
7 – entendemos e reconhecemos a frustração tanto dos caminhoneiros como da população com a situação econômica do Brasil. No entanto, a CNTA acredita em uma guinada, a exemplo de outros países considerados potências econômicas, que também passaram recentemente por crise financeira, mas com a luta e apoio da população, de forma inteligente e organizada, viraram o jogo e estão novamente em crescimento;
 
8 – Ao consultar a sua base de representação, a CNTA e as entidades que a compõe, federações e sindicatos, optam pela defesa dos interesses dos caminhoneiros, por meio do diálogo e negociação com o Governo Federal e setor privado.
 
A CNTA alerta ainda que antes de qualquer pessoa se intitular uma liderança e promover uma paralisação nacional é preciso partir da premissa que uma crítica deve vir acompanhada de uma sugestão. Gritos de ordem incitando protestos podem conseguir apoio e simpatia, mas sem propostas concretas de nada adiantam
 

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