Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 - 03:31
Moeda
Dólar - BRL 5.1111
Libra - BRL 6.4226
Euro - BRL 5.5846
Bitcoin - BRL 209250,95

12/06/2021 as 19:45 | por BNews |

Ausência de fiscalização sanitária coloca em risco a saúde de turistas em Morro de São Paulo

Um dono de hotel que prefere não se identificar por medo de represálias disse que a Prefeitura de Cairu não realiza fiscalizações sanitárias ou organiza os ambulantes.

Fotografo: Alex Oliveira/Setur/Divulgação
...
Sem Legenda
O empresário de Porto Alegre Rodrigo Lopes esteve, no último mês de maio, em Morro de São Paulo com a esposa e amigos pela primeira vez. A ideia era aproveitar o paraíso baiano por sete dias, mas eles tiveram que interromper a viagem com apenas quatro dias após passarem muito mal devido a uma comida que consumiram em um ambulante.
 
“Eu e a minha esposa comemos um churrasquinho com pão que compramos em um ambulante na Segunda Praia. Como o sabor estava meio diferente, eu falei para ele, mas ele disse que era o tempero local. Logo depois, tivemos diarreia, vômitos e um mal estar geral. Meu primo e a esposa também passaram mal, pois comeram no mesmo ambulante. Preocupados com a nossa saúde, decidimos ir para Salvador para ter assistência em caso de necessidade”, contou Lopes. 
 
Ele explica que leva a experiência como aprendizado, pois queria ajudar os trabalhadores autônomos em tempos de pandemia e incerteza econômica, mas não voltará a consumir nada fora de hotéis e restaurantes devidamente inspecionados. “Pagamos a pousada por uma semana, mas ficamos apenas quatro dias. Só que com saúde não se contabiliza prejuízo”, destacou o empresário. Ele garante que, mesmo com esse episódio ruim, pretende voltar e aproveitar Morro de São Paulo em uma nova oportunidade.
 
Um dono de hotel que prefere não se identificar por medo de represálias disse que a Prefeitura de Cairu não realiza fiscalizações sanitárias ou organiza os ambulantes. “Eles [ambulantes] fazem o que querem na praia, andam com cardápios de cozinhas que ninguém sabe onde ficam. A minha é vistoriada pela Vigilância Sanitária, mas e a deles? Essa situação prejudica a saúde, o turismo e a economia local, espanta os turistas. É um caso que precisa da polícia e da prefeitura atuando”, reclamou o empresário.
 
A Associação Comercial e Empresarial de Cairu (ACEC) defende que exista uma ordenação dos ambulantes e dos empresários quanto ao uso do espaço público. Além disso, ressalta que, qualquer venda de alimento sem as condições mínimas de higiene sanitárias exigidas, deve ser coibida pelas autoridades responsáveis.
 
A prefeitura de Cairu alegou que, desde o início da atual gestão, tem atuado no ordenamento dos ambulantes e dos demais serviços ofertados no Arquipélago. Contudo, apontou que o governo anterior deixou, em matéria de organização, “um déficit significativo que vem sendo sanado ao longo desses seis meses”.
 
“A dificuldade é grande, uma vez que a crise da pandemia impede a implantação de todas as medidas necessárias. É importante citar que a equipe de Vigilância Sanitária do município segue atuando no cumprimento das normas de restrição à disseminação da COVID-19, bem como no cumprimento das demais normas sanitárias, inclusive nos serviços dos bares e restaurantes e dos ambulantes”, afirmou a gestão. 
 
A prefeitura acrescentou que a Secretaria de Saúde tem promovido campanha de conscientização e orientação, fiscalização dos decretos sanitários, além da distribuição de máscaras. “Estamos vacinando a população, fazendo a busca ativa nos bairros, inclusive cumprindo todas as metas, como também estamos acima da média brasileira. Nossa unidade de saúde conta com médico e equipe de emergência 24 horas, além de todo o apoio logístico que o paciente pode necessitar. Podemos citar que foi realizado o recadastramento dos ambulantes. Uma outra ação importante, que está em vias de implantação, é o encerramento dos lixões a céu aberto em todas as ilhas. Assim, estamos trabalhando para avançar em organização e oferta de serviços de qualidade no Arquipélago”, finalizou. 

Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital