Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 - 04:16
Moeda
Dólar - BRL 5.1111
Libra - BRL 6.4226
Euro - BRL 5.4881
Bitcoin - BRL 209250,95

13/04/2024 as 05:50 | por Priminho Riva |

Agricultura ou Pecuária (tudo uma questão de tradição, ou não?) Por Priminho Riva

Fontes econômicas que fomentam Juara e região.

Fotografo: Priminho Riva
...
Priminho Riva

Em um texto publicado de sua autoria, o ex-prefeito de Juara por 02 (dois) mandatos, Priminho Antônio Riva, filho de dona Mariquinha Pirovani e do pioneiro da bacia leiteira, saudoso Daury Riva, faz um breve relato contando uma parte de sua história e destacando 02 (duas) grandes fontes econômicas que fomenta Juara e região.

Parte da história e vinda para Mato Grosso:

Quando ainda criança, no Estado Paraná, mais precisamente com 07 (sete) anos de idade ainda me lembro de quando meu pai encabou a minha primeira inchada, onde até ali foi o dia mais feliz da minha vida e daquele dia em diante não parei mais.

logo fui crescendo pegando idade e já sonhava encima de um Trator, e não demorou muito para isso acontecer, e aos 13 anos já enfeitava as marchas encima de uma cinquentinha, aos 15 já operava uma Massey 220 e daí em diante era a felicidade do sonho realizado.

Mais aos 18, o sonho já era dirigir um caminhão pelas estradas desse Brasil, que aos 20 anos veio a se realizar, mais sem deixar do trator que já era um CBT 1105 e da colheitadeira que aumentou de tamanho, e agora já era um Massey 310 motor Perkão sei cilindros maçarico, sempre na companhia da minha família com o meu pai sempre junto, aí vem a questão da vinda embora para Mato Grosso plantar café, e no ano de 1979 mais precisamente em 21 maio deste mesmo ano chegamos em terras Mato-grossenses.

Meu pai sempre com seu sonho antigo de adquirir um pedaço de terras para plantar sua lavoura de café, e eu enquanto isso realizava meu sonho do estradão, e meu pai logo realizou seu sonho e comprou trabalhando de corretagem seu pedaço chão e já foi logo plantando café que não resistiu o clima e tipo da terra que hora foi plantado, e aos três anos suas terras tinham virado toda pastagem para vacas de leite, onde inclusive meu pai foi pioneiro em leiteria aqui no Município de Juara.

Eu também logo adquiri um pedaço de terras e plantei lavoura no sistema de toco, e logo em seguida capim, mais sempre gostei de Nelore criadeira, e assim nos adaptamos naquele momento ao pujante Estado de Mato Grosso.

E assim fomos vendo o desenvolvimento desse Estado e junto nosso Município de Juara, que nos primeiros anos quase 100% do seu território era a Pecuária de corte, e como nosso Estado veio sobrevivendo praticamente da Agricultura mais que Juara se relutava em investir nessa área com poucos pecuaristas entrando no ramo, a não ser os que já vinham de fora para investir diretamente na agricultura.

Hoje nos dias atuais, ainda há uma boa parte de pecuaristas que não largam por nada dessa modalidade para ingressar na atual agricultura moderna, para nós Juarenses não é ruim essa atitude porque graças a eles temos a melhor carne de Mato Grosso, e também com isso sempre temos a expectativa de duas receitas interessantes para nosso Município, e por isso minha resposta para aquela pergunta inicial é bem simples, os dois ramos são interessantes tanto, a Agricultura como a Pecuária.


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital