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07/08/2021 as 20:39 | por Redação/assessoria |

A partir de novembro cancelas de pedágio abertas no Paraná

Governo Ratinho Jr anuncia que não renovará concessões, mas pedágio em Rio Negro será mantido

Fotografo: divulgação
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 É ou não é...já passados quase 15 anos que o governador do Paraná na epoca, Roberto Requião começou uma batalha contra a cobrança de pedágio nas estradas do Paraná sem resultado nenhum, agora o Governo do Paraná (leia-se Ratinho Jr) anunciou nesta semana que não irá renovar os atuais contratos de concessão das rodovias do Paraná e as cancelas de pedágio nas estradas estaduais ficarão abertas, sem cobrança até que os trechos sejam assumidos pelas novas concessionárias, de acordo com o secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Seil), Sandro Alex.

 

Os contratos encerram no dia 27 de novembro, e as rodovias devem ficar sob administração do governo estadual e da União até que os trechos sejam novamente concedidos. Exceto a praça de pedágio no município de Rio Negro, na localidade da Roseira, km 204 da BR 116, porque a concessionária Planalto Sul tem concessão de exploração do trecho até 2033, concessão de 25 anos.

 

"Não haverá prorrogação por mais nem um dia, portanto não haverá cobrança nas cancelas até que se tenha um novo leilão realizado com ampla transparência na bolsa e a menor tarifa. Enquanto isso, o governo do estado assumirá as suas rodovias, e o Governo Federal as suas BRs, buscando um amplo entendimento para manter os serviços adequados até que tenhamos um novo contrato decente com o povo paranaense", disse Sandro Alex.

 

"Não é uma decisão fácil. Em qualquer lugar do país seria tecnicamente mais fácil prorrogar os contratos até que a nova concessão assumisse. Mas no Paraná, é de conhecimento de toda a população, que estes contratos foram lesivos. E nós não seremos coniventes com a prorrogação destes contratos", disse o secretário.

 

Dos cerca de 3,3 mil quilômetros que serão concedidos, aproximadamente 1 mil quilômetros são de estradas estaduais e mais de 2 mil quilômetros são de rodovias federais.

 

"Haverá que ter uma construção em conjunto para que nos possamos dar a manutenção e serviços necessários até que novo contrato entre em vigor", afirmou secretário Sandro Alex

 

Sandro Alex informou que não é possível dizer quando os novos contratos entrarão em vigor. O processo prevê que a modelagem escolhida seja aprovada pela Assembleia Legislativa e pelo Tribunal de Contas.

 

"Nós não podemos precisar neste momento quando a nova concessão irá para leilão na Bolsa de Valores B3 . Pode ser que eles levem 90 dias, 180 dias. Vamos pedir celeridade ao Tribunal de Contas, mas não há ingerência do governo estadual", disse o secretário.

 

De acordo com publicação do Jornal Tribuna do Paraná, durante o processo de discussão para o sistema de concessão, o governo afirmou que tinha como prioridade estabelecer um modelo com tarifas mais baixas de pedágio nas rodovias do estado.


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