Fotografo: divulgação
...
flagra -sbcsul-21-05-20

A Prefeitura de Mafra precisa fazer a distribuição gratuíta de máscaras para pessoas que trabalham como ambulantes no Centro da cidade. Segundo o vereador Vanderlei Peters (Vande da Farmácia) não é só entregar a máscara e sim, também orientar todos os trabalhadores na rua  sobre a importância da prevenção no combate à pandemia de covid-19 no momento em que eles estão autorizados a retomar as atividades. 
 
-É preciso entregar as máscaras è eles  e se eles já têm conversar para que se conscientizem sobre os cuidados que temos de tomar na volta ao trabalho-, afirma Vande que também trabalha na área comercial, no centro de Mafra e observa seguidamente vendedores de perfumes e de outras especiárias sem as máscaras de proteção.
 
- É uma segurança para esses trabalhadores nas ruas e para as pessoas que são abordadas por eles nas calçadas ou descida dos carros- comenta Vande.
 
O SBCSul notou que na rua Felipe Schmidt é onde se encontra a maioria dos vendedores ambulantes, que abordam pessoas que caminham pelas calçadas a fim de apresentar e vender seus produtos. Um vendedor de meias e de artefatos de lã, sem querer se identificar, disse que as pessoas têm dificuldades de entender o que está sendo comercializado e por isso eles acabam por colocar  a máscara no bolso.
 
-Entendo o momento difícil em que vivemos e os meios que as pessoas têm para sobreviverem, mas tem muitos ambulantes que são de outras localidades como Pato Branco e Araucária, e de outros municípios paranaenses e nós sabemos de muitos registros de casos e mortes no Paraná devido o Covid-19 e que é contagioso... daí uma necessidade da Prefeitura agir e averiguar se eles têm máscaras, porque não as usam e se fizeram testes para o Covid-19 - registra Vande, pedindo providências urgentes da Saúde e fiscalização sanitária de Mafra