Fotografo: divulgação
...
Vande e família do seu Totó-sbcsul-8-11-19

Na última terça-feira, 05, os vereadores aprovaram o projeto de lei Nº 36 que denomina rua Benemérito Hipólito Marx, seu Totó, no bairro Vila Ivete. O projeto é de autoria do vereador Vanderlei Peters (Vande da Farmácia - PDT).

 

A rua fica localizada entre a rua Santa Cruz e rua Pioneiro Ricardo Voos. Para o vereador Vande, é uma forma de homenagear um cidadão que ajudou muitas pessoas e fez a diferença para o município de Mafra. 

 

-È com muita alegria e honra para mim poder fazer esta homenagem a esse homem que com chuva deixava seu lar altas da noite para atender o próximo. Seu Totó realmente é um exemplo para todos nós de dedicação e amor as pessoas- disse Vande.  


 

Seu Totó nasceu 21 de setembro de 1939, filho de Emílio Marx e Helena Godeski Marx, sendo o sexto filho de uma família de nove irmãos.  Casado com Maria da Graça Marx, juntos tiverem oito filhos, dentre eles Sandro Luis, Carlos, Helena Maria, Rosana, João Carlos, Hipólito Filho, Silvana, Francisco, sendo dois já falecidos. Residiu na rua Blumenau desde 1969, era carinhosamente chamado de “Sr. Totó”, tendo dedicado sua vida a minimizar o sofrimento do próximo.

 

Em 1976, Seu Totó teve uma “inspiração Divina” por meio de um sonho e abandonando todos os vícios. Depois passou a benzer gratuitamente aqueles que o procuravam. Muitas vezes, fortemente gripado, saiu de madrugada, até mesmo em dias frios e chuvosos, para benzer aqueles que precisavam. Até os dias de hoje, é lembrado por pessoas de diversos lugares, até mesmo do Paraguai. Devido à grande procura por seus dons, em alguns dias atendeu mais de 100 pessoas.

 

Em dezembro de 2014, faleceu com 75 anos devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

 

Os vereadores contaram diversas histórias das mãos curadoras do Seu Totó. Para eles, é um cidadão que mereceu a homenagem.