Fotografo: Gaúcho
...
kalil-12-4-20

Luís Felipe Kalil, mais conhecido no meio esportivo como "Kalil", goleiro, natural de Mafra (SC), nascido em 25/07/1997, conta sua trajetória em vários momentos nas modalidades de futebol e futsal.

Foi através do meu avô Rubens Corneta (in memoriam), ex- goleiro em SP, que com seus ensinamentos e incentivo comecei a idealizar um sonho. O apoio veio também dos meus pais, Sandronei Kalil e Regiani Kalil, principalmente do meu pai que foi jogador de futsal como amador em SC.

Meus primeiros passos no mundo do futsal e do futebol, tiveram início aos 05 anos de idade, quando meu pai me levou para treinar na escolinha do Flamenguinho do Passo que tinha à frente o treinador José Olívio, popular "Nego".

Treinávamos futsal com maior frequência, mas também futebol de campo, participei de inúmeras competições, obtendo vitórias e diversos títulos, premiações coletivas e também individuais, como destaque e goleiro menos vazado, essa trajetória aconteceu dos 05 aos 15 anos, período em que também treinei nas escolinhas do Operário (campo) e do Luizinho Futsal.

No ano de 2012, participei de duas peneiras de futebol de campo, nos clubes Flamengo e Avaí, onde obtive excelentes resultados, sendo escolhido e aprovado em ambos os clubes, mas infelizmente devido a minha estatura, não me integraram ao elenco.

Em 2013, fui indicado pelo professor Luiz Petreça "Luizinho", para jogar na cidade de São Bento do Sul - SC, na equipe da Tuper, tendo minha primeira oportunidade de disputar o campeonato Estadual de futsal de SC, na categoria (sub 17), com apenas 15 anos de idade. Disputei também as competições OLESC e Joguinhos Abertos de SC (sub 16 e 15).

Em 2014 retornei para Mafra, onde iniciei o ano treinando no Operário, com o professor Rafinha Cavalheiro, este que também me indicou para a Escola de Futebol Guarani na cidade de São Bento do Sul - SC, para jogar futebol de campo e disputar algumas competições a nível Estadual, sub 17. Participei da Copa SC na qual fui Vice Campeão e Goleiro Menos Vazado, na Liga Joinvillense fui Campeão e Goleiro Menos Vazado novamente e nos Joguinhos Abertos de SC joguei chegando até a fase Estadual.

Em 2015, pude então realizar meu sonho de atuar profissionalmente, fui contratado pela equipe do Mafra Ferromax Futsal, atuando por quatro temporadas, ou seja, até o ano de 2018, disputando a Divisão Especial de SC, Copa SC, JASC, e uma competição a nível nacional, a Copa do Brasil de Futsal. Sendo campeão do Segundo Turno da Primeira Divisão (2015), Vice Campeão da Primeira Divisão (2015), Campeão da Copa SC (2016), Vice Campeão da Copa SC (2017). 

Em 2019, fui contratado pela equipe do Cometa, localizada na cidade de Rodeio Bonito - RS, para disputar a Liga Gaúcha 2 (Série Prata), onde na minha estreia do Estadual (Liga), fui premiado como o "Destaque da Partida".

Para esse ano de 2020 ainda um tanto quanto incerto, sem nenhuma definição, algumas propostas e conversas mas nada concreto.