Fotografo: divulgação
...
aposentados preocupados..sbcsul-10-10-19

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mafra (Sindiserv) chamou associados para  Assembleia Geral extraordinária a fim de debater alterações no Instituto de Previdência do Município de Mafra (IPMM). O encontro se deu na sede do Sindiserv na quinta-feira, 10, às 19h.

 

Segundo o presidente do Sindiserv, Jonas Schultz, o objetivo da realização da Assembleia foi discutir com o associado-servidor municipal,  mudanças na lei que rege o IPMM como autarquia e as polêmicas levantadas pelo ex- assessor jurídico do Instituto, Luis Flores, de que uma renegociação da divida da Prefeitura com o IPMM não deva ocorrer.  A razão principal para convocação da Assembleia estava voltada a forma de contribuição previdenciária patronal e maior autonomia para a direção do IPMM, com a escolha do presidente do Instituto sem ser por indicação do prefeito, como é atualmente. Jonas chegou a citar também que o Sindicato não está recebendo as contribuições dos servidores municipais que agora não é mais obrigatória o recolhimento na folha de pagamento. Jonas disse que o Sindicato precisa dessas contribuições para se manter e pediu a comprensão dos presentes no encontro.

Servidores

Servidores municipais aposentados pelo IPMM, não são 200, e muitos com salários que chegam a R$ 8.000,00 mensais, conforme foi dito durante a Assembleia do Sindiserv.Cerca de 80% dos associados do IPMM que estiveram na Assembleia era composto pelos já aposentados. O SBCSul registrou certa apreensão mesmo foi por parte dos funcionários na ativa a respeito do tema - mudanças na autarquia-, proposto pelo Sindicato. O motivo são os atrasos no pagamento que os aposentados tinham na época do ex-prefeito Roberto Scholze e que foram normalizados com esta nova administração municipal, e os pagamentos têm sido em dia, na data marcada. Servidores temem que mudanças no estatuto do IPMM venham direcionar maior responsabilidade nas mãos do diretor do Instituto e menos nas mãos do prefeito, que é o responsável pelos repasses.