Fotografo: divulgação
...
Vande -sbcsul.18.08.20

 Moradores dos bairros do interior de Mafra, Bela Vista do Sul, Campo Novo e Butiá dos Tabordas reclamam que estão há meses sem iluminação pública. Além da falta de segurança, os moradores têm preocupação com possíveis acidentes, já que as ruas têm buracos. 
 
 
 
-Este vereador está  cansado de buscar as respostas e não ser atendido pela secretária Debora, de Desenvolvimento Urbano...isso  é um vergonha! Eu vejo o vereador Adilson, líder do governo dizer que a empresa recebe pelo trabalho executado, mas pelo que vejo a empresa não está recebendo, deve ser por isso que não faz...cutucou o vereador Vanderlei Peters (Vande da Farmácia).
 
 
 
Há cerca de seis meses atrás, o vereador Vande  solicitou que a empresa responsável pela iluminação pública tomasse providências urgentes para restabelecer a iluminação nas estradas das referidas localidades, trocasse  as lâmpadas que estão queimadas e outras quebradas. Morador na Bela Vista, Lírio (seu Falcão), comentou que recebeu certa noite por volta das 21h15 em sua propriedade um carro e que ficou com as luzes acesas, mas que ele e sua esposa, ao olharem pela janela ficaram apreensivos e não mostraram reação para atender porque estava escuro. No dia seguinte, sobrinhos do seu Lírio telefonaram à ele e falaram que estiveram em sua propriedade para visitá-lo, vindos de Curitiba, mas que como ninguém saiu, eles foram embora retornando para Curitiba, acreditando que ninguém estava em casa.
 
 
Histórias como essa, conta Vande, tem muitas porque os moradores do interior estão com medo e não querem uma  solução improvisada por eles, que é  usar lanterna ou um celular para iluminar o caminho. 
 
 
-Eles pagam a iluminação pública e não é barata, é uma das mais caras do estado e é direito deles terem  postes e lâmpadas com iluminação próxima as suas propriedades. A Prefeitura precisa tomar providência  - reclamou Vande.
 
 
 Segundo os moradores das localidades de Campo Novo e Butiá dos Tabordas,  a concessionária que administra a energia elétrica na cidade e interior não tem aparecido pela região a muito tempo. 
 
 
 
O que diz a prefeitura
 
A Prefeitura de Mafra tem informado que vai contatar a empresa e solicitar uma equipe para fazer os reparos nos bairros do interior. Não fez previsão  de quando a situação será resolvida.
 
Em dezembro de 2016, foi votada na Câmara a criação de uma taxa de iluminação pública, para o interior, denominada COSIP. O vereador Vande que não pertenceu a legislatura passada, cita que pensa num projeto de isenção da taxa COSIP para os interioranos do município, até mesmo porque, moradores já vem pagando sem ter a iluminação devida nas ruas.
[.