Assim como milhares de mulheres de todos os estados do Brasil estão a caminho de Brasília para participar, nesta quarta-feira (18), da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, de Rio Negro (PR) a professora Fátima Rocha representará o grupo feminino denominado Rede Mulheres Negras Paraná.

Ela irá participar do encontro que reunirá cerca de 20 mil pessoas negras que lutam  pela igualdade de direitos, por um país mais justo e democrático e pela defesa de um novo modelo de desenvolvimento baseado na valorização dos saberes e da cultura afro brasileira. A marcha acontece no âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes 2015-2024 e do mês da Consciência Negra.

O ponto de partida será o Ginásio Nilson Nelson, com percurso até o Congresso Nacional, a partir das 8h30. Além da marcha, haverá oficinas, apresentações musicais e feira de afro empreendedorismo. Professora Fátima Rocha leciona no município de Santa Catraia,Mafra e diz estar bastante emocionada em representar as mulheres negras do Paraná neste evento. "Lutamos pela igualdade, pelo fim do preconceito e pelo respeito à mulher", ressalta.                                                                                                     

Há uma possibilidade de que Fátima Rocha participe da audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff, que receberá um grupo de representantes de diversas organizações e movimentos sociais. Na ocasião, as mulheres entregarão um manifesto que cobrará do Estado Brasileiro, entre outras pautas, medidas emergenciais para reduzir a mortalidade feminina.

Estarão presentes trabalhadoras rurais, catadoras de material reciclável, pescadoras, marisqueiras, quilombolas, estudantes, mestres e mestras da cultura tradicional, empreendedoras, yalorixás, entre outras mulheres negras dos diversos setores da sociedade.

A proposta da Marcha surgiu durante o Encontro Paralelo da Sociedade Civil para o Afro XXI, realizado em 2011, em Salvador, capital do estado da Bahia. A partir de então, mulheres negras e do movimento social de mulheres negras atenderam ao chamado e deram início as mobilizações para a Marcha.

Desde 2011, a professora rionegrense Fátima Rocha vem participando assiduamente de encontros do movimento mulher negra, em Curitiba onde são realizadas diversas ações entre debates, oficinas, passeatas, eventos formativos, articulações em âmbito local, regional, nacional e internacional.