Fotografo: divulgação
...
Caps e Senar-sbcsul-13-01-20

Na penúltima semana de dezembro foi realizado, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Casa Azul de Mafra o Curso de Plantas Medicinais promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, ministrado pelo instrutor Volmir Carlos Oliveira da cidade de Governador Celso Ramos.

 

Foram abordados conteúdos teóricos e práticos, com participação ativa dos usuários que aprenderam a identificar algumas plantas medicinais, assim como as suas propriedades terapêuticas. Com esta parceria foi possível também idealizar a construção e manejo de uma estufa, a preparação de canteiros e deu-se início ao plantio para cultivo de plantas medicinais.

 

O curso de Plantas Medicinais encerrou a parceria do ano de 2019 entre SENAR e CAPS, totalizando quatro cursos ofertados aos usuários, sendo: Cultivo Protegido, Olericultura Básica e Irrigação, com a certificação dos participantes.

 

A proposta de capacitação dos usuários pretende promover a reinserção social pelo trabalho, na busca da diminuição do preconceito pelas doenças mentais, além de possibilitar aprendizado e autonomia frente ao tratamento.

 

Em 2020 a parceria continua

Para este ano, o Centro de Atenção Psicossocial pretende continuar com a parceria com o SENAR e proporcionar aos usuários os cursos de Cultivo Hidropônico, Horticultura Orgânica e de Controle Agroecológico de Pragas e Doenças, todos voltados às Plantas Medicinais.