Fotografo: divulgação
...
Parque e famílias-sbcsul-15.07.20

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) divulgou nesta quarta (15) um modelo de decreto a ser adotado pelos municípios com medidas para conter o avanço da pandemia de Covid-19. O modelo foi definido após reuniões com prefeitos e prevê a liberação de academias, bares, salões de belezas e cultos religiosos. Caberá a cada uma das 29 prefeituras da região  redigir os próprios decretos e acatar ou não as recomendações da Assomec.
 
 
A Assomec decidiu fazer os apontamentos depois que o governo do Paraná desistiu de prorrogar a quarentena restritiva para conter o Covid-19 em sete regionais e praticamente liberou as prefeituras para tomarem as próprias medidas de combate à pandemia. A Assomec orienta ainda que os estabelecimentos que não cumprirem as medidas podem ter alvará de funcionamento cassado pelo período que durar a pandemia.
 
As prefeituras da RMC devem publicar seus novos decretos até o fim da semana.
 
Veja o que recomenda a Assomec recomenda:
 
Parques: Municípios podem liberar, mas somente para atividades individuais
 
Casas de festas, de eventos ou recepções, circos, teatros, cinemas, atividades físicas aquáticas e práticas esportivas coletivas, clubes sociais e desportivos:  continuam suspensos
 
Missas e cultos religiosos: podem ser realizados, de segunda à sexta-feira, seguindo as normas indicadas de distanciamento e outras ações de prevenção à Covid-19.
 
Comércio de rua: pode funcionar, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18 h; O horário de entrada dos trabalhadores deve ser compatível com o horário de abertura do estabelecimento.
 
Shoppings e galerias: podem funcionar entre segunda e sexta-feira, das 12h às 20h; As galerias e os centros comerciais podem abrir das 10h às 18h, nos mesmos dias;
 
Feiras livres :podem funcionar de segunda a sábado, das 7h às 21h.
 
Academias: podem abrir de segunda a sábado, sem restrição de horário, desde que sejam obedecidas as normas de controle e recomendações sanitárias para o distanciamento social.
 
Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e spas: podem atender de segunda a sábado, com agendamento de horário
 
Serviços de banho, tosa e estética de animais: podem atender de segunda a sábado, com agendamento de horário, seguindo as normas de distanciamento social.
 
Restaurantes, pizzarias, ambulantes e lanchonetes: podem atender em todos os dias da semana, das 10h às 21h; Fora do horário previsto, somente nas modalidades drive thru e delivery.
 
Bares: podem abrir de segunda a sexta feira, das 10h às 18h.
 
Hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, quitandas, hortifrutigranjeiros, açougues e peixarias: podem abrir de segunda a sábado. As prefeituras podem proibir a entrada de crianças com menos de 12 anos.
 
Lojas de materiais de construção: podem abrir de segunda a sábado, das 7h às 21h; Fora dos horários determinados, podem atender por delivery e drive trhu.
 
Venda de bebidas alcoólicas: pode ser proibida pelos municípios entre 22h e 6h.