Fotografo: divulgação
...
Campeões de Joinville-sbcsul-22-09-19.

Depois de nove dias de competições, o município de Joinville se consagrou neste sábado, 21, em Videira, como o campeão geral da 19ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), com 120 pontos. Florianópolis fechou em segundo lugar com 109 e Jaraguá do Sul em terceiro com 88.

 

Para serem os melhores da competição, os joinvilenses foram campeões no masculino e no feminino do atletismo e caratê, além da natação feminina, tênis masculino. Este é o décimo título conquistado pela cidade do Norte do Estado na história da Olesc.

 

“É um título que vem para consolidar o trabalho. Joinville investe forte nas categorias de base por meio do Programa Iniciação Esportiva, que atende a mais de 8 mil crianças, principalmente de área de vulnerabilidade social, de onde surgem talentos para fazer parte das nossas equipes de rendimento. É um sistema muito sustentável, que valoriza os atletas da casa”, disse Estevan Cattoni, secretário municipal de Esporte de Joinville.

 

A etapa estadual da Olesc começou no dia 13 de setembro com a participação de 2.800 atletas com idades entre 8 a 17 anos vindos de 82 municípios.  Estiveram em disputa as modalidades atletismo, basquetebol, caratê, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, handebol, natação judô, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

 

Neste sábado, último dia de competições, foram definidos os campeões do basquete, futsal, vôlei e tênis masculinos; do handebol feminino; do judô e tênis de mesa masculinos e femininos.

 

No basquete masculino, Jaraguá do Sul ficou com o título, ao vencer Chapecó por 59 a 48. No futsal masculino, o troféu maior ficou com Jaraguá do Sul, que derrotou Criciúma por 3 a 1. No handebol feminino, Blumenau chegou mais alto no pódio, ao aplicar 29 a 16 no na equipe de Criciúma.

 

No tênis masculino, o confronto entre Florianópolis e Joinville teve a equipe do Norte como vencedora, em dois jogos, duplo 2 a 0. O tênis de mesa feminino teve como campeões, na soma das competições individuais, duplas e equipes, os representantes de Pouso Redondo; e no masculino, Joaçaba. No vôlei masculino, Brusque fez 3 a 0 em Balneário Camboriú (25/21, 25/22 e 25/20), tornando-se campeão.

 

A Olesc foi uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira.

Ao fazer uma análise do evento o presidente da Fesporte, Rui Godinho, se disse satisfeito com o resultado final da competição. “Fizemos uma grande Olesc. Tivemos medalhas e troféus com o sistema braile, que facilita a inclusão do deficiente visual no processo. Por fim tivemos um nível técnico excelente de jogos. Todos estão de parabéns”, finalizou Godinho.

 

Por questões de logísticas duas modalidades foram disputadas antecipadamente, a natação e a ginástica artística foram realizadas recentemente em Palhoça e Blumenau respectivamente.

 

Jaraguá do Sul foi campeã geral na natação masculina e Joinville no gênero feminino. Já na ginástica artística o título ficou com São Bento do Sul, entre os homens, e Florianópolis entre as mulheres.

A cerimônia de encerramento ocorreu no Complexo Esportivo Sérgio Luiz Marafon (Medalhão).

 

Os campeões por modalidade

 

Atletismo masculino – Joinville

 

Atletismo feminino – Joinville

 

Basquete masculino – Jaraguá do Sul

 

Basquete feminino – Jaraguá do Sul

 

Ciclismo – Jaraguá do Sul

 

Caratê masculino – Joinville

 

Caratê feminino – Joinville

 

Futsal masculino – Jaraguá do Sul

 

Futsal feminino – Arvoredo

 

Ginástica artística masculina – São Bento do Sul

 

Ginástica artística feminina – Florianópolis

 

Ginástica rítmica – Florianópolis

 

Handebol masculino – Itajaí

 

Handebol feminino – Blumenau

 

Natação masculina – Jaraguá do Sul

 

Natação feminina – Joinville

 

Tênis masculino – Joinville

 

Tênis feminino – Itajaí

 

Tênis de mesa masculino – Joaçaba

 

Tênis de mesa feminino – Pouso Redondo

 

Voleibol masculino – Brusque

 

Voleibol feminino – Saudades

 

Xadrez masculino – Florianópolis

 

Xadrez feminino – São Bento do Sul