Fotografo: divulgação/Luiz Souza
...
Ruínas do Peri..sbcsul-19-03-20

A foto do internauta Luiz Souza, feita no último sábado (14), trouxe nostalgia, boas lembranças, mas também tristeza para muita gente.

Em ruínas, na imagem, as arquibancadas do Estádio Ildefonso Mello, o popular Peri Ferroviário, inaugurado em 1921, que chega aos 99 anos em completo abandono.

O ESPAÇO.

O espaço, que pertencia à antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), se tornou patrimônio da União após o fechamento da estatal, sendo administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que por sua vez, cedeu à Prefeitura de Mafra, juntamente com a antiga sede social e área das piscinas.

O campo segue praticamente abandonado, visto que não recebe nenhuma manutenção ou reforma apenas cortes da grama do campo pelo um grupo de futebol. O prédio da sede social é utilizado como repartição da Prefeitura, em situações esporádicas.

A área das piscinas já não existe mais. O local foi aterrado e recebeu pavimentação asfáltica, cobrindo lembranças e história para dar espaço a uma questionável área de eventos, denominada Praça Ferroviário Miguel Bielecki.

Sobre o estádio: existe algum planejamento, projeto ou ideia de revitalizar e não deixar morrer quase cem anos de história? Alô, autoridades!