Fotografo: divulgação
...
Escola homenageada-sbcsul-14-12-19

Na última terça-feira, 10, a Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Mafra. A
homenagem foi entregue devido ao trabalho realizando que amplia o desenvolvimento técnico e prático dos alunos, incentivando e desenvolvendo projetos em prol da sociedade mafrense.
 
Em 1988, a Escola Agrícola foi criada com o objetivo de oportunizar um ensino de qualidade aos filhos de agricultores e pecuaristas, favorecendo a ampliação do conhecimento técnico e prático para contribuir com o setor. Além disto, um dos pilares da unidade escolar é a formação de cidadãos conscientes de seu papel quando ao uso dos recursos naturais, fomentando a preservação e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município.
 
 
Administrada pela Secretaria Municipal de Educação, a escola desenvolve nove disciplinas obrigatórias da Base Comum, e cinco disciplinas da Área técnica do Ensino Fundamental, com Pré Qualificação em Agropecuária. A Escola Agrícola é uma escola do campo e atende 150 alunos do 6° ao 9° ano em período integral, seu funcionamento é de 2a a 6a feira das 07h45 às 16h45 horas, conta com 14 professores, 13 funcionários, um estagiário, uma coordenadora e um Diretor. Está localizada na localidade da Fazenda do Potreiro.
 
Em março de 2019, a escola representou toda região norte catarinense por meio do projeto Verde é Vida na Expoagro 2019. O eventoi foi realizado em Santa Cruz no Rio Grande do Sul. O projeto apresentado foi “O uso diversificado da laranja" desenvolvido pelos alunos da escola na disciplina de Praticas Indústrias, que aborda assuntos voltados ao pequeno produtor e agricultura familiar.
 
 
Anualmente a escola vem abrindo suas portas para outras escolas do município e região para que conheçam e possam explorar os recursos e projetos lá disponíveis e desenvolvidos.
 
Recentemente,ocorreu o 6° dia de campo com objetivo de divulgar seus projetos e mostrar as atividades desenvolvidas voltadas a formação técnica e educação ambiental.
 
O diretor Jefferson Bauer agradeceu a equipe composta por todos os funcionários e os professores.Para ele, o Agrícola sempre teve um grande potencial e que a equipe estádando continuidade ao projeto de escola no campo.
 
“A Escola Agrícola tem uma nova dinâmica, não competimos com nenhuma escola. Trabalhamos para desenvolver nossa região agrícola. Nosso objetivo é mostrar o potencial dos nossos alunos”,
enfatizou.