Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 - 17:54
Moeda
Dólar - BRL 5.1168
Libra - BRL 6.398
Euro - BRL 5.4782
Bitcoin - BRL 209250,95

26/10/2015 as 14:15:04 | por Sinval Campelo |

Dilma sobrevoa municípios de SC e RS atingidos pelas chuvas

Presidenta espera laudo da Defesa Civil de SC e RS para liberar verbas

Fotografo: Divulgação
...
Presidenta Dilma observa cheias
 

Em meio à crise política em Brasília e à pressão pelo anúncio da nova meta fiscal para este ano, a presidente Dilma Rousseff dá uma pausa nas reuniões de articulação e visitou neste sábado o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dois Estados que vêm sendo fortemente castigados pelas chuvas.

Ela viu de perto os estragos causados pelas tempestades recentes, conversou com governantes e prestou solidariedade às famílias.

A viagem de Dilma já estava prevista desde quinta-feira, mas o Palácio do Planalto só confirmou oficialmente o deslocamento no final da noite de sexta (23), quando publicou a agenda da presidente.

O primeiro compromisso estava previsto para as 10h30 na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, onde ocorreu encontro com a participação de representantes da Defesa Civil, o governador José Ivo Sartori (PMDB), o prefeito da capital gaúcha, José Fortunati (PDT), e outras autoridades regionais.

Dilma disse que espera laudo das Defesas Civis de SC e RS  para que ossa anunciar verbas federais para os municípios atingidos - o Ministério da Integração Nacional já reconheceu situação de emergência para 66 cidades gaúchas após o início das chuvas. Na sequência, a presidente sobrevoou as regiões afetadas na companhia do governador.

A Presidenta partiu de Canoas para Florianópolis as 15h30, antes ela almoçou com a filha e o neto na zona sul de Porto Alegre, onde eles moram.

Santa Catarina

De acordo com informações do Planalto, Dilma sobrevoou as áreas catarinenses prejudicadas pelos temporais ao lado do governador Raimundo Colombo (PSD).

Às 16h50, haveria reunião de coordenação com as autoridades, na Câmara de Vereadores de Rio do Sul,mas a agenda teve que ser adiada devido ao mau tempo. Dilma retornou a Brasília no final da tarde.

Números

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 132 municípios gaúchos foram atingidos pelos eventos climáticos deste mês. No Estado, 177.366 pessoas sofreram alguma consequência das chuvas e 7.761 estão fora de suas casas, seja alojadas em abrigos ou dependendo da ajuda de familiares e amigos.

Embora os gaúchos tenha tido uma trégua desde sexta-feira, com o sol predominando em praticamente todo o Estado, a Defesa Civil se mantém em alerta, pois os níveis dos rios continuam subindo. Uma das maiores preocupações é com o Guaíba, que banha Porto Alegre e cidades próximas e está batendo marcas históricas. No último sábado, por exemplo, atingiu 2,94m, o volume mais alto desde 1941.

Em Santa Catarina, 97 municípios e quase 30 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, de acordo com os dados da Defesa Civil catarinense. O último boletim indica 6.913 casas danificadas ou destruídas pelo excesso de precipitações. No Estado, também há rios com o volume acima do nível de alerta e risco de deslizamento em algumas regiões.

 


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital