Fale Conosco
(47)997532591

Mafra(SC), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 04:35
Moeda
Dólar - BRL 5.2335
Libra - BRL 6.5254
Euro - BRL 5.593
Bitcoin - BRL 209250,95

05/08/2015 as 07:10:10 | por Assessoria |

Conta de luz fica 3,61% mais cara em SC nesta sexta

Aumentos na conta da luz são autorizados pela Aneel

Fotografo: Divulgação
...
Mais despesa para o trabalhador no mês de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na manhã desta terça-feira, 4, os índices de reajuste das tarifas de fornecimento de energia elétrica para cada classe de consumidores da Celesc Distribuição. Conforme definido pela Agência Reguladora, o Reajuste Tarifário médio que passa a vigorar neste dia 7 de agosto é de 3,61%.

Para os consumidores residenciais, atendidos em baixa tensão – Grupo B, que representa 99,6% do número de consumidores da Empresa, o efeito médio percebido do reajuste será de 3,63%.  Para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias e unidades comerciais de grande porte (a exemplo de shopping centers) – Grupo A, o efeito médio será de 3,59%.

Reajuste Tarifário Anual

Efeito médio – Grupo A – Alta tensão

3,59%

Efeito médio – Grupo B – Baixa tensão

3,63%

Efeito médio para consumidor

3,61%

 

 

 

 

 

 

Os custos imputados às concessionárias de distribuição são refletidos no Reajuste como  Parcela A (não gerenciáveis pela distribuidora) e Parcela B (gerenciáveis). No reajuste anunciado hoje pela Aneel à Celesc Distribuição, correspondente ao valor médio de 3,61%, essas parcelas impactam da seguinte forma:

1) Parcela A: custos não gerenciáveis pela Empresa que envolve encargos setoriais, custo de compra e transporte de energia. A parcela A representa 3,16 pontos percentuais no IRT médio.

2) Parcela B: custos gerenciados pela Empresa como custos operacionais (pessoal, materiais e serviços) e investimentos (obras de expansão, manutenção, melhorias, etc). No reajuste concedido, a Parcela B representa 0,45 p.p.

Acompanhe, no gráfico abaixo, a composição da nova tarifa considerando os tributos (%), onde se verifica que os valores referentes à parcela B, que cabem à Celesc D (para investimentos e custeio das atividades de operação e manutenção do sistema elétrico) correspondem a 13,3% do valor total.

reajusta_1


Este Portal de Notícias é uma publicação da SBC do Sul com o CNPJ , e trata-se de uma empresa de direitos privados na área da Comunicação. INFORMAMOS a quem interessar possa, que, Todo e Qualquer Conteúdo e Imagens aqui publicados, exibidos neste portal de notícias e nesta página são de nossa inteira e total Responsabilidade.
A empresa franqueadora desta Plataforma ou a Cessionária da Rede não possuem nenhuma relação de Responsabilidade JURÍDICA para com as nossas matérias, artigos ou outras publicações. Caso haja alguma dúvida em detrimento a esta matéria ou outro conteúdo entre em Contato com a direção de nossa empresa através do E-mail 0 ou de nosso WhatsApp (47)997532591
COMO ENVIAR CONTEÚDOS
OUTROSSIM: Caso queira nos enviar qualquer conteúdo jornalístico, ele deve vir assinado por um jornalista ou o seu Autor e a(s) IMAGEM(ENS) deve estar com uma Autorização por Escrito por parte do Fotografo Autor da MESMA - Autorizando o USO (da publicação da mesma), pois, aqui respeitamos as Leis brasileiras e a Lei dos Direitos Autorais nacional e internacional.

SBC SHOPPING

Copyright© Todos os direitos reservados Rede SBC do Brasil - 2006 a 2918

Sites e Notícias em rede - se trata de um projeto patentiado no INPI

SBCW - Tecnologia web Agência digital