Fotografo: divulgação
...
Claudia e seu cãozinho-sbcsul.10.9.20

A vereadora de Mafra, Cláudia Buss (MDB) defensora dos animais na Câmara de Vereadores tem acompanhado de perto as sessões remotas do Senado, onde foi votado lei que penalisa com prisão mais rigorosa à quem cometer a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação a cães e gatos. A pena será de reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Hoje, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa — dentro do item que abrange todos os animais. O projeto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998) para criar um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime.
 
-É constante pessoas buscarem o abrigo de Animais São Francisco de Assis e outros para denunciarem maus tratos aos animais, em especial aos cachorros. Isso precisa acabar. Os animais precisam de carinho e atenção dos seus donos e não ser abandonados na rua ou maltratados. Sou a favor de uma pena maior aos transgressores violentos - disse Claudia, demonstrando que tem se revoltado a cada caso de violência com os animais registrados em Mafra.
 
Claudia elogia a iniciativa de pessoas, que ela denomina de  "mafrenses do bem", as quais têm acolhido animaiszinhos doentes e maltratados retirando-os das ruas e recolhendo em suas casas ou destinando eles aos abrigos de animais. Atualmente o Abrigo São Francisco de Assis acolhe mais de 130 cães, esperando para serem adotados pelos "humanos do bem". 
 
 
 
-Há um aumento da frequência da violência, abuso e maus-tratos especificamente contra cães e gatos e  muitos desses atos cruéis acabam viralizando nas redes sociais porque são filmados e divulgados na internet por quem parece sentir prazer em chutar um cão, amarrá-lo a uma árvore sem comida e água ou simplesmente jogá-lo na rua- lamentou a vereadora Claudia.
 
 
 
Por conta do isolamento social devido a pandemia do coronavírus, os casos de maus-tratos aos animais em Mafra cresceram muito. 
 
 
 
 
O Dia Nacional do Veterinário foi em 9 de setembro e Claudia fez coro a voz do senador Contarato elogiando o trabalhos desses profissionais e pedindo que o projeto de lei que determina pena de reclusão à quem comete maus-tratos aos animais fosse aprovado pelos senadores  
 
 
-Como disse o senador...é nossa responsabilidade garantir aos animais saúde e bem-estar”,pontuou a vereadora Claudia.